Como parte da programação da Campanha Outubro Rosa e Roxo 2023, servidores do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) participaram de uma sessão de cinema na manhã de sexta-feira, 27, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, no edifício-sede da Instituição, em Belém, como forma de reflexão sobre a importância da prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero.
"De volta às quadras" (The Hot Flashes) é um filme estadunidense, dirigido por Susan Seidelman, lançado em 2013, que retrata um grupo de cinco amigas (interpretadas por Brooke Shields, Daryl Hannah, Wanda Sykes, Virginia Madsen e Camryn Manheim) que aceita o desafio de retornar à antiga equipe de basquete do colégio e competir com as atuais vencedoras, com o objetivo de arrecadar fundos para a aquisição de uma unidade móvel que trata o câncer de mama.
A narrativa mostra as mulheres enfrentado seus desafios diários como etarismo, relações familiares, ambição profissional, consequências da menopausa, entre outros, porém, com rede de apoio entre elas, conseguem superar e vencer uma sequência de jogos para alcançar a meta, com a ajuda do personagem interpretado por Mark Povinelli que aceita ser técnico porque a tia faleceu em decorrência da câncer de mama e a unidade móvel pela qual o grupo luta irá ajuda outras mulheres com a prevenção e diagnóstico precoce.
“Fui surpreendida, pois achei que veria uma narrativa mais dramática e vimos um filme leve apesar de se tratar uma questão delicada. Gostei muito da mensagem sobre união e superação repassada no filme”, disse a auxiliar administrativa, Adriana Fernandes.
Além de mulheres, homens também prestigiaram a ação do Outubro Rosa e Roxo. “Essa iniciativa é muito boa e o TCE está de parabéns, por chamar mais pessoas à conscientização sobre a prevenção e não só mulheres, mas nós, homens, que devemos ter esse cuidado com nossas mães, nossas esposas, nossas filhas”, ressaltou o auxiliar técnico de controle externo, Alexandre Brasil.
Para o clínico geral da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ) e mastologista, Gilberto Erichsen destacou-se “a importância da qualidade de vida, através do combate ao sedentarismo, de uma alimentação equilibrada, e de um ambiente de trabalho saudável”.
O profissional pontuou ainda ser essencial mulheres com idade superior a 40 anos realizarem os exames preventivos uma vez por ano, e as que possuem casos na família, a partir de 30 anos, fazerem exames a cada seis meses para o diagnóstico precoce.
A ação da CSQ contou com a parceria do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
“A nossa proposta foi de encerrar a campanha Outubro Rosa e Roxo com a exibição de um filme leve, proporcionando entretenimento e de reflexão aos servidores”, frisou a enfermeira Eli dos Santos, da CSQ, responsável pela ação.