TCE-PA participa da Cerimônia de Descerramento de Placas da Sede das Procuradorias de Contas do MPC-PA e de homenagem

Membros do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) prestigiaram a Cerimônia de Descerramento de Placas da Sede das Procuradorias de Contas, realizada na quarta – feira (31), pelo Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), em Belém.

Conduzida pelo Procurador-Geral de Contas do MPC-PA, Patrick Bezerra Mesquita, a solenidade teve como objetivo apresentar as novas instalações do órgão e prestar homenagem ao Procurador Pedro Rosário Crispino, membro do MPC Estadual, falecido durante a pandemia da Covid-19.

Em seu pronunciamento, a Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, ressaltou o privilégio de participar deste momento histórico de inovações no MPC-PA.

“Me sinto privilegiada pela oportunidade de poder testemunhar este importante momento na história do Parquet de Contas paraense, que marca a modernização de sua estrutura física, digna da estatura e destaque adquiridos pela instituição, a nível local e nacional”, evidenciou.

“Em nome dos meus pares, reitero nossos cumprimentos pela bela sede, desejando sucesso e felicidade ao novo ambiente de trabalho, na certeza de que, a despeito da maior distância entre os gabinetes dos Conselheiros e as procuradorias, seguiremos todos unidos, mantendo a harmonia que nos cerca, não poupando esforços em prol do fortalecimento do controle externo, sempre em benefício da sociedade paraense”, reiterou a Presidente Rosa Egídia.

A Conselheira Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes, filha do homenageado, também agradeceu a homenagem ao seu pai, o Procurador de Contas Pedro Rosário Crispino.

“A escolha do nome de meu pai para a nova sede das Procuradorias de Contas, dentre tantos outros nomes igualmente merecedores, nos toca profundamente. Agradecemos penhoradamente a homenagem, que nos enche de orgulho e satisfação”, disse.

A cerimônia reuniu familiares, que se emocionaram com a honraria e com os relatos pronunciados. Estiveram presentes à solenidade, Maria José Bassalo Crispino, viúva do homenageado, e os filhos Pedro Paulo, Ana Rosa e Luís Carlos, a neta Isabela Klautau e a nora Maria de Fátima Chaves de Lemos.

O filho do Procurador de Contas, Pedro Bassalo Crispino, fez agradecimentos aos membros do MPC Estadual pelo honroso reconhecimento ao seu pai e relatou um breve histórico da trajetória até ingressar no Parquet de Contas.

“Em 1968, já casado e pai de quatro filhos, após se submeter ao respectivo concurso, ingressou no Ministério Público de Contas do Estado do Pará, onde trabalhou por 37 anos, até dezembro de 2005, quando completou 70 anos, sendo alcançado pela aposentaria compulsória”, lembrou.

Trajetória no MPC-PA

O advogado e professor de Direito, Dr. Pedro Rosário Crispino, ingressou no MPC-PA em 23 de setembro de 1968, após ser aprovado em concurso público. Foi Subprocurador do órgão no período de 1968 a 1992, e na sequência, exerceu o cargo de Procurador de 1992 a 2004. Entre os anos de 2004 a 2006 atuou como Procurador-Geral de Contas.

O Procurador-Geral de Contas, Patrick Bezerra Mesquita, destacou a importância do Dr. Pedro Crispino na atuação do MPC-PA.

“Além de ser lembrando por sua humildade e gentileza, ele foi e é uma referência para nós. Ter o nome dele em nosso prédio é uma forma de reconhecer a sua valorosa contribuição ao MPC do Pará e do país. Seu nome é como um farol inspirador para a nossa atuação”, afirmou.

O Subprocurador do MPC Estadual, Stephenson Victer, lembrou da forma humana em que o Dr. Pedro Crispino exercia o controle externo, sendo protagonista de uma gestão mais educativa e preventiva.

“Eu tive o privilégio de conhecer e de conviver com o Dr. Pedro Rosário Crispino, quando ingressei no órgão, em 2000. E quando ele assumiu a chefia do Ministério Público de Contas, tive a oportunidade de trabalhar próximo a ele e conhecê-lo mais. Além de sua competência, de toda a sua sólida carreira e formação que tinha como professor de Direito e de advogado, então, pude conhecer o seu lado humano”, comentou.

“Sua atuação era sempre pautada em se colocar no lugar do gestor. O Dr. Pedro ainda naquele tempo, época que nem se cogitava isso, já exercia o controle de forma pedagógica. Então se preocupava com uma atuação preventiva, de orientação, sem pensar simplesmente em uma atitude punitiva”, concluiu.

A solenidade contou com a presença do Vice-Presidente do TCE-PA, Conselheiro Fernando de Castro Ribeiro; do Conselheiro Corregedor Luís Cunha; do Conselheiro Ouvidor Odilon Teixeira; das Conselheiras Lourdes Lima e Daniela Barbalho, e dos Conselheiros Substitutos Milene Cunha e Edvaldo Souza.

Também prestigiaram o presidente do TCMPA, Conselheiro Antonio José Guimarães; o Subprocurador-Geral de Contas do MPC-PA, Stephenson Victer; a Corregedora-Geral, Deíla Barbosa; o Ouvidor Stanley Botti Fernandes; e os Procuradores de Contas, Danielle Fátima Pereira da Costa; Silaine Karine Vendramin; Felipe Rosa Cruz e Guilherme da Costa Sperry.

 

prediompcI01.02.2024

A Conselheira Presidente Rosa Egídia agradeceu pela homenagem do MPC-PA 

 

prediompcG01.02.2024

O Procurador-Geral de Contas Patrick Mesquita enalteceu a carreira brilhante

do Procurador de Contas Pedro Crispino

 

prediompcF01.02.2024

O Promotor de Justiça Pedro Paulo Bassalo Crispino, filho do homenageado 

 

prediompcD01.02.2024

O descerramento de uma das placas inaugurais do novo prédio do MPC-PA em Belém

 

prediompcC01.02.2024

Conselheira Rosa Egídia e demais Conselheiros do TCE-PA com o Procurador-Geral

de Contas do MPC-PA, Patrick Mesquita, em mais um descerramento

 

prediompcB01.02.2024

Conselheira Rosa Egídia e familiares durante o evento

 

prediompcH01.02.2024

Conselheiros e Conselheiros Substitutos do TCE-PA prestigiaram a cerimônia 

 

prediompcJ01.02.2024

O Procurador-Geral de Contas do MPC-PA, Patrick Mesquita; o Conselheiro Presidente

do TCMPA, Antonio José Guimarães; a Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia;

e o Vice-Presidente do TCE-PA, Conselheiro Fernando Ribeiro