A Plataforma Aplicações Corporativas Assistidas por Inteligência Artificial – AçAI esteve entre os destaques do 1º Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas, que reuniu representantes de todos os TCs do país nos dias 1 e 2 de agosto, em Recife (PE).
O auditor de controle externo Patrick Alves (Setin) foi quem apresentou a plataforma, que está em uso no TCE-PA desde o primeiro semestre deste ano, sempre empregada no aprimoramento da fiscalização de recursos realizada pelo Tribunal de Contas.
O Encontro Nacional foi promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Instituto Rui Barbosa (IRB).
O evento veio discutir e impulsionar o uso da Inteligência Artificial nos TCs, além de apresentar os progressos recentes na área nessas instituições, sendo um espaço de integração e discussão técnica sobre o assunto, que desperta grande interesse na atualidade.
A programação contou com palestras e painéis, com destaque para as seguintes temáticas: “A Inteligência Artificial no contexto da Segurança Cibernética”, “Inteligência Artificial Generativa Ativa e a Efetiva Transformação Digital do Controle Externo”, “Desafios de Governança de IA para Tribunais de Contas” e “Como usar a Inteligência Artificial Generativa no Direito com Segurança, Eficiência e Profundidade”.
A expectativa era que mais de 400 pessoas participassem do encontro, que trouxe como palestrantes convidados o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, os professores da Universidade de São Paulo, Ana Carla Bliacheriene e Luciano Vieira de Araújo, o engenheiro de software da Google, Alex Vidotto, entre outros.
Redes - O Conselheiro Joaquim de Castro, vice-presidente executivo da Atricon e presidente do TCM-GO, instituiu as Redes de Secretários de Tecnologia da Informação (STI), de Secretários-Gerais de Controle Externo (Seconex) e a Rede de Governança e Gestão, em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB).
O principal objetivo das redes é aprimorar o controle externo e a gestão pública, promovendo cooperação, troca de experiências e padronização de práticas entre os Tribunais de Contas do Brasil.
A Rede Seconex visa melhorar as práticas de auditoria e padronizar procedimentos. Já a Rede STI objetiva elevar a eficiência e a transparência através de ferramentas tecnológicas desenvolvidas internamente, vistas como meios de potencializar o controle externo de todos os TCs a um custo acessível.
A Rede de Governança e Gestão nos TCs surge como uma iniciativa para aprimorar a gestão de recursos, promovendo uma administração mais ágil e eficiente.
Participaram do evento a Secretária de Planejamento e Gestão Estratégica Lilian Bendahan, representante do TCE-PA na Rede de Governança e Gestão nos TCs; a Secretária de Controle Externo Ana Paula Maciel, que integra a Rede Seconex, e os servidores Carlos Gomes e Carlos da Silva, que representam a Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE-PA na STI. O auditor de controle externo Alexandre Salgado (Secex) também esteve presente.