O Tribunal de Contas do Estado do Pará realizou na terça-feira, 6, a sessão histórica de nº 6.000, uma importante data para a instituição em mais de 77 anos de existência.
Conselheiros, Procuradores de Contas do Ministério Público de Contas do Estado e servidores comemoram a data, sendo um momento especial na história do TCE-PA por simbolizar o trabalho contínuo do órgão de controle externo ao longo das últimas décadas.
A sessão também foi marcada pela apreciação e julgamento dos últimos processos físicos da Corte de Contas. Toda a digitalização de seus documentos foi concluída em sua totalidade, iniciando uma nova era de completa modernização digital.
Durante a ocasião, foi exibido um vídeo institucional, com destaque para os principais avanços da Corte Paraense até alcançar a marca do número histórico de 6 mil, como também foram destacadas as etapas de todo o trabalho para a realização das sessões plenárias.
A Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, declarou o caráter especial da última sessão. “O marco de realizar seis mil sessões plenárias torna este dia especial. Desde a sua criação, o TCE-PA tem contribuído para a defesa da cidadania e da democracia em uma de suas vertentes basilares, a fiscalização das contas públicas e a orientação de seus jurisdicionados. O exercício contínuo de seis mil sessões demonstra a consolidação e a maturidade do Estado de Direito com as liberdades e garantias plenamente exercidas e também com as suas instituições estáveis. Além disso, reforça a importância do Tribunal como guardião da legalidade, legitimidade, economicidade dos atos das entidades e órgãos públicos estaduais”, disse.
Para a Presidente do TCE-PA, as sessões são cenários estratégicos para o exercício do controle externo, permitindo o aprofundamento do debate, a tomada de decisões colegiadas com a finalidade de efetivar o nosso dever de fiscalizar a administração pública e proteger os interesses dos cidadãos paraenses.
“As sessões do Tribunal contribuem decisivamente para a transparência, princípio essencial na prevenção e no combate à corrupção. É com elevada honra que compartilho com os senhores este momento tão importante para nós e parabenizo a todos por esta data tão significativa”, completou.
Todos os Conselheiros e Procuradores de Contas foram unânimes em ressaltar a qualidade do trabalho realizado pela Secretaria Geral do TCE-PA ao longo dos últimos anos, que não mede esforços para garantir o funcionamento do Plenário do Tribunal de Contas com eficiência.
Ao fim da sessão, ocorreu o descerramento de placa alusiva à comemoração da sessão plenária nº 6.000, com a entrega de certificados aos participantes do momento histórico.