O Conselheiro e Vice-Presidente do TCE-PA, Fernando Ribeiro, participou nesta terça-feira, 27, da reunião promovida pelo governo do estado para apresentar o planejamento e soluções do Poder Executivo para a COP 30 em Belém, a ser realizada em novembro de 2025.
O encontro conduzido pela vice-governadora Hana Ghassan teve o objetivo de informar as ações previstas e os investimentos que vão atender também, entre outras áreas, o saneamento e melhorias na infraestrutura urbana. Além de buscar a integração institucional de todos ao projeto.
“Nós estamos chamando essas instituições importantes em nosso estado para apresentar todas as ações que o governo do Pará está fazendo, em parceria com o governo federal, preparando Belém, para receber a COP 30, somando esforços e envolvendo a todos nos diversos aspectos da Conferência do Clima, buscando a transparência das ações do governo junto aos órgãos de controle e demais poderes", disse a vice-governadora Hana Ghassan, que liderou a reunião.
Também participaram representantes do Tribunal de Justiça do Estado, do Ministério Público do Estado, da Assembleia Legislativa do Estado, do Tribunal de Contas dos Municípios, do Ministério Público de Contas do Estado, do Ministério Público de Contas dos Municípios e da Defensoria Pública.
COP 30: A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas é um dos mais importantes eventos mundiais promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, líderes de 190 países discutem metas para combater os efeitos negativos das mudanças climáticas.
Durante a trigésima edição, o Acordo de Paris, firmado em 2015, deverá ser revisto, com vistas à realização de novas ações que coíbam as emissões de carbono na atmosfera fora dos padrões acordados globalmente.
Para a preparação da capital paraense a este importante evento, o governo do estado realiza cerca de 30 obras estruturantes nos eixos de conectividade, saneamento, mobilidade e desenvolvimento urbano. Entre essas obras, estão a construção do Parque da Cidade, Porto Futuro 2 e a Nova Doca, além de diversas outras ações que serão um legado para a população do Pará, elevando Belém a um novo patamar de desenvolvimento.
Com informações da Agência Pará