TCE-PA promove a inclusão social com pintura de barquinhos de miriti da exposição Canoas de Promesseiros

Em mais uma ação de promoção da inclusão social, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) participou no último sábado, 21, da “Manhã dos Eleitos”, evento organizado pela Diretoria da Festa de Nazaré, na Casa de Plácido, da Basílica Santuário de Nazaré.

A “Manhã dos Eleitos” consiste na realização de uma manhã especial para uma categoria de assistidos, a exemplo de crianças com câncer, idosos, dependentes químicos, escalpeladas e autistas, entre outros grupos.

O TCE-PA disponibilizou 25 barquinhos de miriti confeccionados por artesãos de Abaetetuba para serem pintados pelos participantes. Os barquinhos farão parte da exposição “Canoas de Promesseiros” em 2024, que deverá ser aberta no próximo dia 2 de outubro, nos espelhos d’água do edifício-sede do Tribunal.

Em 2024, os atendidos na “Manhã dos Eleitos” foram crianças e adolescentes com deficiência do Abrigo Especial Calabriano (URE REI) e da Associação de Pais Amigos dos Excepcionais (Apae).

A proposta era receber 60 crianças e jovens para uma manhã divertida com uma programação lúdica, diversificada e produtiva.

A intenção do TCE-PA em participar da “Manhã dos Eleitos” era promover a inclusão social, uma causa defendida pela instituição há alguns anos no projeto “Canoas de Promesseiros”, que também valoriza a produção do artesanato local por meio dos barquinhos de miriti.

A Manhã dos Eleitos conta com o apoio de voluntários que, juntamente com a Diretoria da Festa, realiza o evento por meio de doações e parcerias.

Outra importante ação inclusiva que contou com o apoio do TCE-PA ocorreu na última quarta-feira, 18, com crianças e adolescentes do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). Eles participaram de oficina de pintura de barcos de miriti também destinados à tradicional exposição Canoas de Promesseiros, em preparação à programação do Círio 2024.

O CAEE está inserido em espaço compartilhado com a EEEFM Visconde de Souza Franco, e neste ano, os alunos da rede estadual atendidos pela instituição, com idade a partir de 6 anos até adolescentes, acompanhados dos familiares, realizaram a pintura de 24 barcos.

Inaugurado em 25 de janeiro de 2022, o Centro atende 195 alunos que fazem parte dos grupos da educação especial, composto por três núcleos de referência: Núcleo de Atendimento ao Estudante do Espectro Autista, Núcleo de Atividade de Atendimento de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação e Núcleo das Atividades Psicomotoras, oferecendo ainda os serviços de avaliação educacional especializada e acolhimento/orientações às famílias.

Canoas de Promesseiros - A tradicional exposição realizada há 14 anos pelo TCE-PA apresenta 200 barquinhos de miriti em referência à Procissão Fluvial, uma das romarias do Círio de Nazaré. Uma homenagem à Padroeira dos Paraenses e aos fiéis católicos durante a maior festividade católica do Brasil.

Os barquinhos formam um cenário que encanta todos que transitam pelo entorno do edifício-sede do TCE-PA, localizado na esquina entre a Travessa Quintino Bocaiúva e Avenida Nazaré. Após o fim da exposição, os barquinhos serão doados a alunos da rede pública estadual de ensino.

 

WhatsApp Image 2024 09 24 at 15.26.10 1

WhatsApp Image 2024 09 24 at 15.26.10

WhatsApp Image 2024 09 24 at 15.26.11

WhatsApp Image 2024 09 24 at 15.26.12 1

WhatsApp Image 2024 09 24 at 15.26.12

WhatsApp Image 2024 09 24 at 15.26.13