Tribunal de Contas dá início à Exposição Canoas de Promesseiros 2024 e abre mostra de fotografias dos 50 anos da Guarda de Nazaré

Os espelhos d’agua do edifício-sede do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) ganharam um colorido especial com a abertura da tradicional exposição “Canoas de Promesseiros” na quarta-feira, 2.

Com o tema “Colorindo o futuro com fé e esperança”, são apresentados aos visitantes 200 barquinhos de miriti, confeccionados por artesãos de Abaetetuba e coloridos por crianças e adolescentes que participaram de oficinas de pintura organizadas pelo TCE-PA e parceiros.

Crianças e adultos de todas as idades compareceram ao evento para prestigiar a paisagem colorida que tomou conta da Travessa Quintino Bocaiúva, onde funciona o edifício-sede do Tribunal. A trajetória da exposição em 2024 é narrada em painéis dispostos na extensão da mostra.

Prestigiaram o lançamento da exposição a Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, o Conselheiro Luís Cunha, a Conselheira Lourdes Lima, o Conselheiro Cipriano Sabino, o Procurador-Geral de Contas do Estado Stephenson Victer e os Procuradores de Contas Felipe Rosa Cruz e Silaine Vendramin.

Criada há 14 anos pelo TCE-PA, a Canoas de Promesseiros remonta os detalhes de uma das principais procissões do Círio de Nazaré, a romaria fluvial, realizada sempre no sábado que antecede a Grande Procissão de domingo. A manifestação de fé dos ribeirinhos nas águas da Baía do Guajará ganha uma nova roupagem, um retrato da realidade paraense experimentada nas águas fluviais da região amazônica que utiliza os rios como principal meio de transporte.

Em 2024, pelo segundo ano consecutivo, a exposição chama a atenção do público para os direitos das pessoas com deficiência, na esperança de dias melhores e com a conquista da plena inclusão social, acompanhada sempre da fé em Deus e na poderosa intercessão de Nossa Senhora de Nazaré.

Para a Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, a galeria de arte a céu aberto ganha ainda mais significado ao estar diretamente conectada ao Círio de Nazaré. “Assim como os promesseiros, que com suas pequenas embarcações durante o Círio Fluvial levam as suas preces e gratidão à Nossa Senhora de Nazaré, nossos jovens artistas também entregam aqui sua esperança por um futuro mais inclusivo e acolhedor em que suas vozes sejam ouvidas e suas capacidades reconhecidas. Que este momento sirva para reforçar o nosso entendimento de que todos têm o direito de fazer parte da construção do futuro”, disse.

A Canoas de Promesseiros também valoriza o artesanato regional ao fazer uso da fibra do miritizeiro, matéria-prima tão presente durante a Festividade de Nazaré, na produção dos barquinhos de miriti. É também fonte de renda para os artesãos locais atendidos pelo projeto do TCE-PA.

Manoel Miranda, da Associação dos Artesãos Produtores do Artesanato de Miriti (AAPAM), disse que a parceria com o Tribunal de Contas na época do Círio é muito positiva, pois garante parte do sustento das famílias dos artesãos e valoriza o trabalho realizado. “É muito importante e válido pra nós, artesãos, estarmos aqui. Espero que essa parceria se prolongue por muitos anos”, confidenciou Manoel.

Dos barcos preparados especialmente para a exposição deste ano, 50 foram coloridos por crianças e adolescentes participantes da Manhã dos Eleitos, evento organizado pela Diretoria da Festa de Nazaré no último dia 21 de setembro, e por atendidos pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) no dia 18 de setembro.

Angelina de Melo Lima, mãe de Derick Gaia, de 13 anos, atendido pelo CAEE, apoia a iniciativa do TCE-PA em congregar todos nas atividades de pintura dos barquinhos de miriti. “Achei muito importante a ação. Foi a primeira vez que ele (Derick) participou e foi muito bom para o desenvolvimento dele por meio da arte da pintura. Por mais que sejamos de outra religião, isso não nos impediu em nenhum momento de participar”, revelou.

Desde 2023, a proposta do TCE-PA é também promover a inclusão social por meio de oficinas de pintura envolvendo pessoas com deficiência que lutam diariamente pelo reconhecimento de seus direitos e por maior participação na sociedade.

A diretora do CAEE, Liliane Fiúza de Melo Cassiano, disse que os pais ficaram muito emocionados em ver os seus filhos participando da oficina, sendo um importante diferencial do TCE-PA na promoção de ações inclusivas. “A arte é fundamental no processo de inclusão. Para os familiares das crianças e dos adolescentes foi muito bom participar da exposição. A sociedade está vendo que eles podem estar em qualquer lugar com o TCE mostrando o trabalho deles”, comentou.

Criada em 2009 por proposição do Conselheiro aposentado Nelson Chaves, a exposição Canoas de Promesseiros conquistou o coração dos visitantes do entorno do seu edifício-sede, sendo inserida no calendário oficial de eventos do Círio de Nazaré como atração a ser prestigiada em Belém.

Neste ano, a exposição dos barquinhos de miriti poderá ser visitada até o dia 28 de outubro.

Exposição Fotográfica

Após o início da Canoas de Promesseiros, foi também aberta a exposição dos 50 anos da Guarda de Nazaré no prédio Juiz José Maria de Vasconcelos Machado - Anexo I, da Corte de Contas.

A exposição "A esperança e muita fé, um olhar sobre os 50 anos da Guarda de Nazaré" traz aos visitantes do novo espaço do Tribunal de Contas 22 fotografias registradas de 1970 a 2024 sobre o trabalho voluntário durante a Grande Procissão do Círio de Nazaré à lavagem da Basílica Santuário.

As fotos à mostra são dos integrantes da Assessoria de Imprensa da Guarda como Soraya Montanheiro (Guarda de Apoio), Oswaldo Forte, Miguel Salim Queiroz Wariss, Carlos Michel Dias Santos e Cláudio de S. Custódio.

A exposição também abrange a exibição de um vídeo sobre os preparativos dos integrantes da Guarda de Nazaré para os diversos momentos da festividade da padroeira dos paraenses.

A mostra ficará disponível para visitas também até o dia 28 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 14h, com entrada franca.

 

canoasA03.10.2024

canoasH03.10.2024

canoasB03.10.2024

canoasJ03.10.2024

canoasC03.10.2024

canoasF03.10.2024

canoasD03.10.2024

canoasE03.10.2024

canoasI03.10.2024

canoasG03.10.2024