O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará Cipriano Sabino esteve presente no lançamento da primeira Escola Nacional de Turismo do Brasil, ocorrido na última sexta-feira, 29, em cerimônia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).
O lançamento do projeto foi realizado pelo Ministro do Turismo Celso Sabino, contando com a participação do governador do Pará, Helder Barbalho, do secretário de estado de Turismo, Eduardo Costa, além de secretários e prefeitos da Região Metropolitana de Belém e do interior do Pará.
A Escola Nacional de Turismo vai disponibilizar cursos para qualificar profissionais da área, tendo sido criada para fortalecer a atividade turística na capital paraense com vistas à COP 30. O Rio de Janeiro também ganhará uma unidade da Escola em 2025.
Em parceria com o Ministério do Turismo, o IFPA ficará responsável pela execução dos cursos nas modalidades presencial e à distância, atendendo tanto a capital paraense quanto o interior, incluindo os municípios de Santarém, Vigia e Bragança.
Serão ofertadas 4,7 mil vagas em cursos de áreas estratégicas como “Gestão de Negócios para o Turismo”, “Educação Ambiental e Sustentabilidade”, “Governança para a Hospedagem Familiar”, “Condutor de Atrativos Turísticos”, além de idiomas como inglês e espanhol.