Os recém-empossados no cargo de auditor de controle externo do TCE-PA iniciaram nesta segunda-feira, 20, as atividades do Programa de Ambientação e Formação para Servidores Ingressantes, coordenado pela Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav).
O Programa prevê a apresentação da cultura organizacional do TCE-PA, bem como a formação técnica em temas relacionados às áreas de atuação, alinhando as expectativas dos novos profissionais com os valores organizacionais da instituição. Além disso, a ação pedagógica vem contribuir para a troca de conhecimentos e experiências entre todos os participantes, facilitando o processo de ambientação e aprendizagem, visando colaborar ainda no desempenho das atividades que serão exercidas.
A abertura da ambientação foi conduzida pela Conselheira Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes, que deu as boas-vindas aos servidores ingressantes, destacando a importância do evento como uma oportunidade valiosa para compreenderem melhor o funcionamento do TCE-PA e as atribuições específicas do cargo de auditor, de acordo com suas áreas de atuação. Durante sua fala, a Conselheira Presidente incentivou os participantes a aproveitarem ao máximo as informações técnicas oferecidas.
Em seguida, a Secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Lilian Bendahan, apresentou a identidade organizacional do Tribunal, abordando a missão, a visão e os valores que orientam suas atividades. Também explorou temas essenciais como Governança, o Plano de Logística Sustentável (PLS), a Gestão de Riscos e o Sistema Sisplan, fornecendo uma visão abrangente das práticas estratégicas da instituição. Complementando a programação, a Encarregada de Dados do Tribunal, Hilda Caetano, explanou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), enfatizando sua relevância para a atuação do TCE-PA e para o cumprimento das normas de segurança e privacidade de dados.
A ambientação prossegue até o dia 24 de janeiro, com a participação no Plenário para se conhecer a dinâmica processual; com a apresentação da Astcemp; a visita ao Ministério Público de Contas (MPC-PA), além da exposição das competências das demais unidades do TCE-PA.
A partir do dia 27, será oferecida a formação técnica especialmente para os servidores que atuarão na área de fiscalização. A aula magna da formação será ministrada pelo Conselheiro Substituto do TCE de Mato Grosso Luiz Henrique Lima. Participa também como facilitador o auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) Paulo Vinhas.