A Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE-PA apresentou nesta quarta-feira, 29, as principais inovações implementadas no biênio 2023-2024 na Corte de Contas na área de TI durante o II Encontro +TI, realizado no Auditório Ministro Elmiro Nogueira.
Com o tema “Transformação Digital: o impacto das soluções de TI no TCE-PA”, a programação foi conduzida pela secretária de TI, Lêda de Oliveira Monteiro, servidores da Setin e representantes de unidades do TCE.
Entre as inovações, destacam-se a automação e o emprego da Inteligência Artificial no Plenário Virtual. De acordo com o secretário geral do TCE-PA, José Tuffi Júnior, a automação trouxe importantes benefícios no julgamento de processos como a eficiência, agilidade e a votação remota. “Diminuiu a necessidade de recursos humanos e financeiros associados às sessões presenciais, além de proporcionar maior sustentabilidade ao Tribunal”, confirmou.
Segundo Patrick Alves, da Setin, desde a aplicação da Inteligência Artificial na análise processual, no período de maio a dezembro de 2024 foram gerados mais de 2.254 acórdãos automaticamente, ocasionando uma economia estimada de 13 dias de trabalho.
Os auditores de controle externo Raphael Borges, da Secex, e Carlos Gomes, da Setin, apresentaram o projeto Controle Externo, com o uso do módulo Transferências Voluntárias do Sistema e-Jurisdicionado. A inovação possibilitará a ampliação do nível de informações, a obtenção de dados tempestivos, a melhoria do controle documental, a atuação baseada em análise de dados e o apoio na produção de relatórios.
Na área de controle interno, a titular da Secin, Andréa Xerfan, explicou como a utilização da Plataforma Pharus pode contribuir para o controle mais eficiente da gestão do Tribunal. Entre as vantagens estão a avaliação da execução orçamentária e financeira, o acompanhamento em tempo real das despesas operacionais, bem como o aprimoramento da comunicação interna entre as unidades de trabalho.
A secretária de Gestão de Pessoas, Alice Loureiro, e os auditores da Setin, Kleber Albuquerque e Larissa Chagas, anunciaram o novo Sistema Integrado de Gestão de Pessoas, uma solução de TI muito almejada por possibilitar a integração de todas as atividades de recursos humanos, evitando-se assim o retrabalho das coordenadorias da unidade. O novo Portal do Servidor foi disponibilizado para consulta, objetivando que cada servidor faça a validação de seus dados e encaminhem qualquer possível ajuste para a SEGP. A próxima etapa do sistema, que está prevista para abril de 2025, reunirá os serviços ofertados pela SEGP com várias funcionalidades sendo disponibilizadas na modalidade de autosserviço.
Em continuidade ao evento, a diretora da Ecav, Carmen Lúcia do Carmo, e o auditor Danilo Frazão, da Setin, detalharam outra importante ação que veio para facilitar a gestão das ações educacionais da Escola de Contas: o novo Sistema de Gestão Acadêmica. Estarão reunidos na plataforma de gerenciamento os Portais do Aluno, do Facilitador e do Administrador.
O evento foi encerrado com a reflexão acerca dos desafios e oportunidades da era digital ao TCE-PA. A secretária de Tecnologia da Informação, Lêda de Oliveira Monteiro, avalia como muito positivo o último biênio, no qual foi possível dar prosseguimento a várias ações de TI de gestões anteriores e implementar novos projetos como o de Controle Externo, o de Inteligência Artificial, a criação de novos sistemas e portais responsivos e o TCE Digital, que concentra soluções desenvolvidas pela Setin em um portal único. Lêda agradeceu o apoio da Presidência e demais Conselheiros, além das unidades que se mostraram parceiras na apresentação de demandas.
Na ocasião, foi lançada ainda a segunda edição da Revista +TI, referente ao biênio 2023-2024, com o registro das principais ações de TI realizadas no TCE-PA. A publicação está disponível na intranet.
A Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, disse que os resultados apresentados fazem parte de uma evolução que abrangeu outros importantes momentos da história do TCE. “Apesar da rapidez que isso aconteceu, o Tribunal de Contas do Estado do Pará mostrou que está acompanhando o ritmo e tem competência para se destacar nesse aspecto também. Estou muito orgulhosa e satisfeita. Parabenizo mil vezes os apresentadores, mas também todo o background que apoia, que chegou aqui e só tenho a agradecer”, elogiou a Conselheira.