Conselheiros do TCE-PA participam do VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção

Os conselheiros Cipriano Sabino e Rosa Egídia Crispino C. Lopes, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), participam do VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção, na Universidade de Salamanca, na Espanha, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Fundação Geral da Universidade de Salamanca, de 24 a 28 de março.

O objetivo do evento, que reúne especialistas e autoridades do Brasil, Portugal e Espanha, é discutir os principais desafios do controle externo e da fiscalização dos recursos públicos em escala internacional.

A conselheira substituta e presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), Milene Cunha, também está participando do Congresso.

A solenidade de abertura ocorreu com a moderação dos diretores acadêmicos: professor doutor Antonio Arias Rodríguez, da Universidade de o Salamanca; e o professor doutor conselheiro Sebastião Helvecio, vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa.

O dispositivo de honra da cerimônia contou com a participação de importantes autoridades, entre elas, o conselheiro Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rui Barbosa e corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE); o professor doutor Juan Manuel Corchado, reitor da Universidade de Salamanca; e o doutor Mario Amilivia González, presidente do Conselho de Contas de Castilla y León. O prefeito de Salamanca, Carlos Manuel García Carbayo, também esteve presente no evento.

Em cinco dias de programação, o Congresso apresentará 45 conferências distribuídas em dez mesas temáticas, abordando aspectos tecnológicos, organizacionais e fiscais do controle público. O Congresso também marcará a inauguração do Centro Permanente do Instituto Rui Barbosa no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, fortalecendo a cooperação acadêmica entre Brasil e Espanha.

Na solenidade o conselheiro Edilberto Pontes destacou relevância da Universidade de Salamanca para a integração entre os países ibero-americanos. “Essa universidade multicentenária tem relevantes contribuições para o desenvolvimento ibero-americano nas áreas do Direito e da Administração Pública. Então, é uma satisfação, mais uma vez estarmos aqui fortalecendo esta integração entre os nossos países”, disse o conselheiro.

O reitor da Universidade de Salamanca, professor doutor Juan Manuel Corchado, foi agraciado pelo presidente do Instituto Rui Barbosa e pelo presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do IRB, conselheiro Edson Ferrari (TCE-GO), com um exemplar do livro “A Primeira Infância e os Tribunais de Contas: Desigualdades”, obra que também destaca as iniciativas do TCE-PA para atender essa temática.

O VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção confirma sua posição como um espaço fundamental de discussão e troca de experiências sobre os avanços e desafios do controle externo no cenário global.

Com informações do IRB

 

eventoIRBinternacionalD25.03.2025

eventoIRBinternacionalC25.03.2025

eventoIRBinternacionalB25.03.2025

eventoIRBinternacionalA25.03.2025