Na sessão plenária de terça-feira, 29, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) declarou com contas irregulares tomada de contas julgada pelos conselheiros, com a obrigação de devolução de R$ 190 mil ao erário estadual, mais a aplicação de multas regimentais.
Durante a pauta administrativa, o conselheiro Cipriano Sabino agradeceu a homenagem recebida do Gabinete Militar do TCE-PA nas comemorações dos 13 anos da unidade na última sexta-feira, 25. Para ele, a entrega de placa especial alusiva foi motivo de muita emoção e de gratidão.
Vale destacar que foi durante a presidência do conselheiro Cipriano Sabino que se instituiu o Gabinete Militar no TCE-PA, iniciativa que recebeu apoio de todos os conselheiros do colegiado na época da criação.
O Tribunal Pleno, após sugestão da conselheira Lourdes Lima e do conselheiro Cipriano Sabino, acordou o envio de manifestação de agradecimento ao comandante da Polícia Militar, coronel PM José Dilson Melo de Souza Júnior; ao comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Coronel Jayme de Aviz Benjó; a todos os oficiais que ocuparam a chefia do Gabinete Militar ao longo desses 13 anos, bem como ao deputado federal Pedro Aihara, pela palestra proferida.
Por proposição do conselheiro Cipriano Sabino, também será endereçada moção de congratulações pela passagem do Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, celebrado na última segunda-feira, 28, no TCE-PA, aos participantes do evento “O Papel do Auditor de Controle Externo na Construção de um Futuro Sustentável”: Murillo Machado, vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo; Fernanda Pantoja, secretária-geral de Controle Externo; e Wellington Farias dos Reis, da Associação de Auditores de Controle Externo do TCE-PA.
Por fim, o Tribunal de Contas manifestou seu apoio e solidariedade à deputada federal de Goiás, Marussa Boldrin, que revelou ter sido vítima de violência doméstica durante o seu casamento de oito anos. A proposição partiu da conselheira Daniela Barbalho.