Presidente Fernando Ribeiro participa do lançamento do Catálogo Comemorativo pelos 35 anos da promulgação da Constituição Estadual e do livro A Constituição do Estado do Pará: Texto e Contexto

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), conselheiro Fernando Ribeiro, e a conselheira Daniela Barbalho participaram, nesta quinta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), de um momento histórico: o lançamento do Catálogo Comemorativo pelos 35 anos da promulgação da Constituição Estadual.

Com 170 páginas, a obra teve como coordenador-geral o atual deputado federal e constituinte Raimundo Santos, em parceria com o presidente da Alepa, deputado Francisco Melo, o Chicão. O catálogo resgata desde os principais fatos que antecederam a promulgação da Carta Magna até as garantias de direitos assegurados à sociedade a partir da data histórica de 5 de outubro de 1989.

A cerimônia reuniu diversas autoridades, entre elas os deputados constituintes Bira Barbosa, Edson Matoso, Guaracy Silveira, Nonato Vasconcelos, Valdir Ganzer e Vilson Shuber.

“Fico feliz e parabenizo o presidente Chicão por apoiar essa iniciativa, bem como pela obstinação do deputado Raimundo Santos, hoje deputado federal, que por longos períodos exerceu mandatos parlamentares na Assembleia Legislativa. Um povo - ou um país - que não preserva sua memória está condenado a repetir os erros do passado, e nem sempre os acertos”, destacou o conselheiro presidente Fernando Ribeiro, que também foi deputado constituinte.

“A nossa Constituinte se tornou realidade após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Ela foi instalada, trabalhou por um ano e foi concluída em 1989. O gesto da Assembleia Legislativa, ao lançar esse catálogo, resgata momentos de um período em que nos adaptávamos à nova ordem constitucional do Brasil, após anos em que o país foi governado por atos institucionais e medidas discricionárias impostas por regimes militares”, afirmou.

Para Raimundo Santos, a edição histórica e nostálgica revela detalhes marcantes da época:

“Durante a elaboração da Constituição de 1989, acompanhei de perto, como servidor da Assembleia Legislativa, todo o fervor democrático presente nas reuniões das comissões temáticas, no plenário e nas diversas audiências públicas, que contaram com expressiva participação do povo paraense”, recordou.

“Um dos diferenciais do Catálogo Comemorativo - 35 Anos da Constituição do Estado do Pará é o resgate histórico das legislaturas ao longo do tempo, desde o período do Império, quando a Casa era chamada Assembleia Legislativa Provincial do Pará”, completou.

Em seu discurso, o presidente da Alepa, deputado Chicão, destacou o compromisso do Poder Legislativo Estadual com a preservação da memória histórica:

“Essa publicação deixará um legado para as futuras gerações. Mas esta Casa também tem o dever de resgatar sua própria história. Estamos formando uma equipe para produzir documentários sobre os momentos marcantes vividos por esta instituição. O estado ainda não conhece plenamente suas regiões, e a missão da Assembleia Legislativa é justamente promover esse resgate histórico”, afirmou.

Na ocasião, também foi lançado o livro A Constituição do Estado do Pará: Texto e Contexto.

A obra reúne contribuições de diversos autores, sob a organização de César Mattar Jr., Milton Nobre e Jeferson Bacelar, com coordenação do deputado Chicão, da conselheira Daniela Barbalho, do advogado Giussepp Mendes e do deputado Raimundo Santos.

Para o coordenador-geral executivo do livro, Jeferson Bacelar, o lançamento representa um marco.
“Um momento histórico para o Direito paraense! Esta obra monumental reúne 45 artigos elaborados por 76 coautores, explorando com profundidade o constitucionalismo estadual do Pará”, destacou.

“Com muita honra, participei da coordenação do livro Constituição do Estado do Pará - Texto e Contexto. A obra celebra os 35 anos da nossa Constituição Estadual e reúne artigos de especialistas que refletem sobre o constitucionalismo paraense. Agradeço e parabenizo todos os envolvidos na construção desta publicação. Foi uma alegria poder contribuir com o projeto”, ressaltou a conselheira Daniela Barbalho.

O Catálogo

Publicado em capa dura e papel couchê, e enriquecido com documentação, iconografia e infográficos, o catálogo será distribuído a entidades e órgãos públicos das diversas esferas governamentais, além de escolas, bibliotecas e centros de pesquisa.

O compêndio histórico detalha, entre outros aspectos, os principais pontos das seis constituições estaduais ao longo do tempo. Com ampla documentação, traz registros sobre a preparação, a instalação das comissões temáticas, os encontros regionais para ouvir propostas populares e, por fim, a promulgação da Constituição a céu aberto, em uma verdadeira festa democrática.

WhatsApp Image 2025 05 08 at 14.21.28

WhatsApp Image 2025 05 08 at 14.23.41

WhatsApp Image 2025 05 08 at 14.25.00

WhatsApp Image 2025 05 08 at 14.30.31

WhatsApp Image 2025 05 08 at 14.38.01

WhatsApp Image 2025 05 08 at 18.31.03

WhatsApp Image 2025 05 08 at 18.31.22

WhatsApp Image 2025 05 08 at 18.31.32

WhatsApp Image 2025 05 08 at 18.32.45

WhatsApp Image 2025 05 08 at 14.23.29

WhatsApp Image 2025 05 08 at 14.27.49