Cinquenta e cinco alunos da Escola Estadual de Ensino Técnico de Nível Médio Dr. Celso Malcher participaram de uma ação pedagógica com orientações sobre cidadania, controle social, fiscalização dos recursos públicos e educação fiscal. A atividade foi realizada nesta terça-feira, 20, na Usina da Paz da Terra Firme, em Belém, por meio de uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), por intermédio da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), por meio da Escola Fazendária (Efaz).
A palestra foi resultado da atuação conjunta do Programa TCE Cidadão, coordenado pela Ecav, e do Programa de Educação Fiscal, coordenado pela Efaz. Os facilitadores foram a auditora de controle externo Suzane Abreu, do TCE-PA, e o auditor fiscal Vitor Macau, da Sefa.
Interação – A apresentação abordou a temática da corrupção e sua interligação com questões globais, como a crise climática. Os estudantes também conheceram as funções do TCE-PA e da Sefa, esclareceram dúvidas e participaram ativamente de uma dinâmica de estudo de caso, com o objetivo de estimular o pensamento crítico.
“Essa parceria entre a Escola de Contas do Tribunal e a Escola Fazendária da Sefa é muito importante. A ação na Usipaz foi exitosa, e já estamos planejando outras atividades conjuntas como esta”, destacou a diretora da Efaz, Cristina Viana.
Os estudantes também receberam a visita de uma comitiva de representantes da Hydro, multinacional de origem norueguesa e investidora no projeto das Usinas da Paz, que conheceu o espaço e os serviços oferecidos. De acordo com Ivanise Cândido, coordenadora de Cultura da Usipaz, são realizados cerca de 33 mil atendimentos mensais no local.
Cidadania – “A palestra foi muito boa, especialmente pela excelente condução dos palestrantes, que explicaram de forma clara e acessível, ampliando o conhecimento que já tínhamos sobre cidadania”, afirmou o estudante Mateus Henrique, de 16 anos.
Os alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado foram acompanhados pelo professor Andrey Rabelo de Oliveira e pela integrante da coordenação pedagógica, Gisely Valente. Também colaboraram na organização da atividade a servidora da Ecav, Renise Xavier, e a servidora Marinéa Santos, da Efaz.