Os Conselheiros Odilon Teixeira e Rosa Egídia Crispino C. Lopes participam do Foro Internacional de Segurança Digital, que ocorre até a próxima quinta-feira, 24, na cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia.
Iniciado na segunda-feira, 21, o Foro reúne presidentes e membros de Tribunais do Brasil, autoridades de governo e docentes de universidades de diversos países.
A proposta do evento é propiciar um ambiente altamente qualificado de intercâmbio técnico com especialistas nacionais e internacionais em cibersegurança, com o objetivo de debater questões voltadas à segurança para os tribunais, na jurisdição e na integridade dos seus sistemas, dentre outros.
Debates - Na programação de terça-feira, 22, a conselheira Rosa Egídia presidiu a mesa de apresentação de duas importantes conferências.
A primeira delas teve como tema “Código, Dados e Controle: Decifrando os Fundamentos do Mundo Digital”, com o professor doutor Guilherme Di Angellis, da Universidade de Brasília.
A segunda conferência debateu o projeto Suricatto, proferida pelo professor doutor Sebastião Helvécio de Castro, vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa e conselheiro estratégico da Universidade de Salamanca.
A programação do Foro contempla a apresentação da obra do jurista Josinaldo Leal de Oliveira: “Comentários sobre a vulneralibillidade da IA na produção de peças e trabalhos jurídicos por profissionais e discentes” e de diversas conferências como a do magistrado Colombiano Juan Manuel Padilla Garcia, do Tribunal Administrativo de Bolívar: “IA y seguridad judicial” e “IA, caso de usos em la justicia”; “Credenciais Vasadas: Riscos e Impactos”, do especialista Nick dos Reis Conceição, Coordenador de Cibersegurança do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e a conferência nobre do Presidente do Tribunal de Contas de Angola, jurista Sebastião Gunza.