No último domingo, 14, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) esteve na Praça da República, em Belém, para ouvir a população na criação coletiva do Plano Anual de Fiscalização – o PAF Cidadão 2026.
Durante a consulta pública, que segue até terça-feira, 16, cada participante pode escolher quais as áreas prioritárias a serem consideradas pelo Tribunal na fiscalização dos recursos públicos no próximo exercício por meio de auditorias, inspeções, acompanhamentos, monitoramentos, entre outras ações previstas.
Ao consultar o cidadão, o objetivo do TCE é garantir a sua presença no PAF, fortalecer o controle social, promovendo a aproximação com a Corte de Contas, além de realizar o controle externo de recursos públicos estaduais conforme as demandas da sociedade.
Participaram da ação servidores da Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex), Cerimonial e Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav).
O PAF Cidadão integra o Plano de Gestão 2025-2027 do TCE-PA, na diretriz “Diálogo”, o qual pretende ampliar a efetividade do controle externo exercido pelo Tribunal de Contas. Acesse o formulário clicando no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScc2FwslrRZPSPo8yZlUXDvTHRpDyWYpgizJNucpPTyQq2pcw/viewform