Comitê Gestor do Plano de Logística Sustentável do TCE-PA reúne-se para alinhar ações de sustentabilidade

O Comitê Gestor do Plano de Sustentabilidade (CGPS) do TCE-PA reuniu-se nesta quarta-feira, 8, para alinhar as alterações realizadas no Plano de Logística Sustentável (PLS) em 2025.

A reunião foi conduzida pela coordenadora do CGPS, Monique Farias, da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPGE), e contou com a presença de representantes das diversas unidades do Tribunal, que compõem o Comitê.

O PLS está em vigor desde 2023 e deverá ser concluído em 2027. Coaduna-se às estratégias sustentáveis nacionais, que visam implantar ações voltadas à sustentabilidade e à logística sustentável no TCE-PA.

Eixos - O documento é composto por sete eixos temáticos: o uso racional da água, de energia elétrica, capacitação e sensibilização, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras sustentáveis, gestão de resíduos e obras e manutenção predial sustentáveis.

No primeiro eixo, foram mantidas as iniciativas voltadas ao acompanhamento do consumo de água, com foco no controle de perdas. No terceiro eixo, prevê-se o fortalecimento da comunicação entre os servidores e o CGPS, bem como a atualização dos instrumentos de divulgação das ações do PLS. Os indicadores relacionados à participação em capacitações e a adesão às ações solidárias, culturais e sociais foram ajustados.

No quarto eixo, houve a exclusão de um indicador e de uma meta, permanecendo as iniciativas voltadas à promoção de campanhas sobre saúde ocupacional e ao incentivo à prática de atividades esportivas. No sexto eixo, foi alterado o indicador referente à destinação adequada de pilhas e baterias.

Durante a reunião foi apresentado, ainda, o quadro com o número de ações sustentáveis a serem promovidas em 2025, bem como o cronograma de atividades do segundo semestre deste ano.

WhatsApp Image 2025 10 08 at 14.05.36

WhatsApp Image 2025 10 08 at 14.05.35

WhatsApp Image 2025 10 08 at 14.05.35 1