Conselheiro Nelson Chaves enfatiza compromisso do evento em estimular a participação social nos debates

Falta pouco para o 10º Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, evento que será realizado nos dias 28 e 29 de junho, pela primeira vez de forma on-line e com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal de Contas do Estado do Pará no YouTube. Serão seis palestras em dois dias de programação sob o tema “Inovação e Efetividade frente aos Desafios da Gestão Pública”.

Idealizador da iniciativa, o conselheiro Nelson Chaves explica que o Fórum TCE-PA e Jurisdicionados nasceu do desejo de estar em um diálogo mais direto com a sociedade, em um compartilhamento mútuo de conhecimento. “O Fórum é um dos instrumentos com o qual a gente pode fomentar o controle social. É um momento para que os assuntos de interesse público sejam debatidos e explanados sempre em busca da melhor solução para o emprego do recurso público”, diz o conselheiro.

Segundo Nelson Chaves, cabe ao TCE despertar na sociedade o seu direito de cobrar o melhor emprego das verbas públicas. “O Fórum se destina a isso: a uma ampla discussão que pode envolver especialistas nas explanações, nas conferências e nas oficinas, mas também dar ampla oportunidade para que a sociedade como um todo, com seus diversos setores, possa participar com condições de perguntar, de debater. O objetivo final de todos nós é encontrar a melhor solução para que os recursos públicos, tão escassos nesse país para as necessidades grandiosas que nós temos, possam, de fato, ser empregados com excelência e para o benefício da sociedade”, detalha.

Ao observar a trajetória de dez edições do Fórum, o conselheiro Nelson Chaves agradece a todos aqueles que participaram da iniciativa desde o seu primeiro ano e que colaboraram para o seu sucesso, e enfatiza o ambiente colaborativo propiciado pelo evento. Destaca ainda que o ambiente de diálogo entre Tribunal e sociedade é um dos principais méritos do Fórum TCE-PA e Jurisdicionados.

“É importante que a gente possa se relacionar com a sociedade, mas não só no sentido de tentar ensinar. Ao contrário, nós poderemos orientar de alguma forma, mas o grande ensinamento nosso vem desse diálogo, porque é à sociedade a quem se destina o nosso trabalho”, completa o conselheiro.

Saiba mais sobre a programação do 10º Fórum TCE-PA e Jurisdicionados no hotsite do evento, no endereço www.tce.pa.gov.br/10forum.