TCE lança selo em homenagem a Serzedello Corrêa

O Tribunal de Contas do Estado do Pará e o Tribunal de Contas da União lançaram na noite de 16-6-2008 um selo em homenagem ao nascimento de Innocêncio Serzedello Corrêa.

A solenidade marcou o início das comemorações dos 150 anos de nascimento de um paraense pouco conhecido pela sociedade, mas que teve ampla participação na história brasileira por ser um dos responsáveis pela implantação dos Tribunais de Contas do país. Diversas autoridades do Estado, entre representantes das duas cortes de contas e do Ministério Público de Contas, estiveram presentes na homenagem, na Igreja de Santo Alexandre. A abertura da solenidade teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro na voz do Madrigal Experimental de Repertório da Fundação Carlos Gomes. Os convidados também assistiram à apresentação de um vídeo produzido pelo Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais do TCE-PA, com narrativas sobre fatos da vida de Serzedello Corrêa, na época em que foi ministro da Fazenda do marechal Floriano Peixoto.

Em seguida, o assessor técnico da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, João Augusto Ferreira realizou a obliteração e a entrega simbólica do primeiro selo comemorativo ao Sesquicentenário de Serzedello Corrêa ao presidente do TCE-PA, conselheiro Fernando Coutinho Jorge, e ao secretário de Controle Externo do TCU, Otávio José Pessoa Ferreira.

Os conselheiros Maria de Lourdes Lima, Lauro de Belém Sabbá, Cipriano Sabino de Oliveira Jr., Ivan Barbosa da Cunha, além do auditor Edílson Oliveira e Silva, também participaram da cerimônia.

O presidente do TCE-PA, conselheiro Fernando Coutinho Jorge, ressaltou a importância de Serzerdello Corrêa para a história do Pará e do Brasil. “Serzedello deixou marcado na história do país a importância de sua atuação para o fortalecimento dos princípios republicanos e democráticos, em especial a que gerou a implantação dos Tribunais de Contas, órgãos de fiscalização do uso regular dos recursos públicos federais, estaduais e municipais”, disse ele.

O secretário de Controle Externo do TCU, Otávio José Pessôa Ferreira, destacou a importância histórica de Serzedello para a sociedade brasileira. “Nem poderia ser diferente, o TCU é fruto e produto de Serzedello. Essa homenagem é um resgate de um personagem de valores raros, que participou de todos os movimentos libertários, que é filho da terra e nome de avenida, mas pouco conhecido por todos”, disse ele.

Considerado um dos responsáveis por elevar o nome do Pará na esfera nacional, ao lado de Lauro Sodré, Augusto Montenegro e Enéas Martins, o paraense Serzedello Corrêa, que nasceu em 16 de junho de 1858, foi peça importante nos acontecimentos históricos de 15 de novembro, tal o prestígio que desfrutava entre os chefes republicanos, na articulação entre as forças militares do Exército e da Marinha.

Por ser o responsável pela regulamentação e funcionamento do TCU, cuja autonomia defendeu, não só, como órgão que registrasse as despesas, mas como instituição moralizadora dos gastos públicos, o ex-ministro de Fazenda do marechal Floriano Peixoto, no período de agosto de 1892 a abril de 1893, empresta hoje seu nome ao Instituto Serzedello Corrêa, criado pela lei orgânica daquele órgão.

Pela relevância histórica e, sobretudo, por ser um defensor da importância da preservação dos Tribunais de Contas, o TCE-PA também realiza uma série de ações programadas até o mês de setembro, com o objetivo de resgatar a imagem de Serzedello Corrêa junto à sociedade paraense.

Além da edição do selo com a imagem dele, que será usado nos principais documentos expedidos pelo Tribunal, o TCE está revitalizando o Memorial Serzedello Corrêa e também promoverá ações externas para que a sociedade conheça um pouco mais sobre a vida dele.

O TCE-PA mantém desde 1982, no hall de entrada do prédio, localizado na Travessa Quintino Bocaiúva, uma cripta com os restos mortais de Serzedello Corrêa, que faleceu em 5 de junho de 1932, no Rio de Janeiro.

Um busto de bronze esculpido pela artista plástica Julieta França também compõe o espaço que será revitalizado e integrado ao Centro de Memória Serzedello Corrêa.

O Centro de Memória Serzedelo Corrêa, que será inaugurado em solenidade do dia 25 de setembro, junto ao lançamento da reedição do livro "Serzedello Corrêa", de Clóvis Morais Rêgo, será integrado à Biblioteca Benedito Frade e ficará aberto ao público logo após a inauguração do espaço.