Capacitação: TCE-PA promove curso de auditoria com o BID

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) capacitou servidores do Departamento de Controle Externo (DCE) da corte entre os dias 08 e 12 de setembro, durante o curso “Auditoria de Projetos Financiados pelo BID”, no auditório do TCE. O curso foi ministrado pelos especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Antônio Yamada e Marília Santos.

A capacitação foi uma demanda do diretor do DCE, Reinaldo Valino, em parceira com a Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV).

“Em 2013, o TCE firmou um acordo (protocolo de entendimento) com o BID. Hoje, o tribunal será o auditor dos projetos que serão financiados pelo Banco no Estado, como um projeto na área de educação, o que vai trazer engrandecimento para nosso trabalho. O curso é importantíssimo, pois é um treinamento, onde pudemos conhecer os papéis de trabalho, as fiscalizações e as legislações do BID”, explicou Valino.

A especialista em aquisições do BID, Marília Santos, falou que o treinamento é uma forma também de aproximar os servidores do TCE-PA das leis e projetos do Banco Interamericano. “Para o BID, o Tribunal de Contas paraense passa a ser nosso braço, na questão de controle, operações e financiamentos. O TCE será o órgão que irá auditar, então, é importante que os técnicos tenham contato com um organismo internacional com práticas de auditorias internacionais”, ressaltou.

 

“O mais interessante do curso é que pudemos ter acesso a política do Banco, para podermos fazer uma auditoria eficiente, com os padrões e referências de avaliação do BID”, concluiu Rondson Sousa, gerente de fiscalização do TCE.

 

Presidente do TCE recebe técnicos do BID

 

O presidente do TCE, conselheiro Cipriano Sabino recebeu no seu gabinete, os técnicos do BID, Marília Santos e Antônio Yamada. Na visita, o conselheiro ressaltou a importância da parceira do TCE com o Banco.

“É de grande relevância que haja essa troca de informações e conhecimentos entre os servidores do tribunal e do BID. Essa parceria só aumenta com essa capacitação, pois nossos técnicos estarão mais preparados para auditar os projetos financiados pelo BID, no Pará. O TCE tem que mostrar o serviço de excelência que a sociedade precisa”, afirmou Cipriano Sabino.