VI Fórum IRB-PROMOEX

Foi aberto hoje pela manhã, em Teresina-PI, o VI Fórum IRB-PROMOEX, onde será lançado o Portal e Rede dos Tribunais de Contas do Brasil.

Fruto da produção do Grupo de Trabalho formado pelo PROMOEX, desde 2004 o Portal vem sendo elaborado com a contribuição de técnicos de diversos Tribunais de Contas Estaduais, além do Instituto Rui Brabosa, e tem o objetivo de estimular a troca de informações técnicas e conhecimentos entre as diversas Cortes de Contas brasileiras.

Aberto pelo conselheiro Anfrísio Neto, presidente do TCE do Piauí, que saudou os presentes e deu as boas vindas, teve na fala do conselheiro Salomão Ribas, presidente do IRB e da Dra. Heloisa Garcia Pinto, coordenadora nacional do PROMOEX, o destaque de sua importância por ser fruto de um trabalho conjunto dos Tribunais, bem como ser importante ferramenta de promoção de transparência e informação aos técnicos e à sociedade brasileira, que poderá exercer o controle social por meio da maior integração com os TC's.

O governador Wellington Dias, que prestigiou a abertura do evento, destacou a importância da interação dos Tribunais de Contas com a sociedade brasileira, porque "o olho do cidadão é que faz a fiscalização", e a interação com os TC's amplia a visão e os valores democráticos.

Após o coffee break, ocorrerá a apresentação formal do Portal, assim como o seu lançamento, que ficará a cargo dos conselheiros Salomão Ribas e dos técnicos responsáveis por sua confecção.

O Tribunal de Contas do Estado do Pará se faz presente no evento por meio dos técnicos Edney Martins, coordenador do Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais, Ana Valéria Almeida, do Departamento de Informática, além de José Cláudio Salgado, representado a Unidade Executora Local (UEL) do PROMOEX.

O VI Fórum IRB-PROMOEX ocorrerá nos dias 24 e 25 de junho.