TCE-PA e FASEPA: Visita e assinatura de acordo de cooperação marcam o dia 02 de setembro

Um olhar desconfiado e um sorriso tímido. Assim vivem os trinta e sete adolescentes internados no Centro Juvenil Masculino (CJM), em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.

 

O local foi uma das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará, a FASEPA, que foi visitada pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Luis Cunha (presidente), Lourdes Lima(vice-presidente) e Nelson Chaves(decano), acompanhados do presidente da FASEPA, Simão Bastos, da Secretária Extraordinária de Integração de Políticas Sociais, Izabela Jatene e de gestores e profissionais da FASEPA.

 

O objetivo da visita foi conhecer de perto as instalações da unidade, o dia a dia dos internos e o trabalho dos profissionais da fundação. O CJM  é um espaço de cumprimento de medida de internação destinado a adolescentes de 12 a 15 anos.

 

“Hoje é um dia marcante nas nossas vidas. É muito importante que o TCE saia das suas instalações e conheça o trabalho de um órgão público do Estado, um jurisdicionado, como a FASEPA. Precisamos saber como acontece o dia a dia dos jovens, dos gestores e de todos os profissionais que trabalham aqui”, ressaltou o presidente Luis Cunha.

 

Dia a dia na Unidade

 

A unidade CJM é composta por sete profissionais da equipe multidisciplinar técnica, entre pedagogas, psicólogas e assistente social e também de monitores que cuidam da rotina dos jovens.

 

“Aqui na unidade todos os adolescentes têm uma rotina garantida de educação, lazer, cultura, atendimento médico e terapias com as famílias. Aliás, o trabalho de acompanhamento com a família é essencial. Os jovens podem ficar aqui de seis meses a três anos. Cada caso é avaliado de seis em seis meses e enviado ao juizado, que decide se continua na internação ou progride’, explicou a assistente social Mônica Calandrine. 

 

Mônica, que já trabalha há mais de dez anos com socioeducandos, admite, que mais de 80% deles têm envolvimento com as drogas que, segundo ela, é a principal causa para que os adolescentes cometam algum ato infracional. “A maioria tem a droga como pano de fundo. Eles roubam e/ou matam para comprá-la. Nós precisamos trabalhar e mostrar o tanto que a droga pode ocasionar na vida deles. É um trabalho bastante desafiador”, concluiu.

 

Família: Acompanhamento é essencial para recomeço dos jovens

 

Durante a visita dos conselheiros à unidade do CJM, houve a participação de uma família de Marabá. Dona Cleonice Batista tem quatro filhos, e um, deles está internado há um ano na fundação. Nesta semana o interno terá audiência com o juiz.

 

“Quando vi que meu filho se envolveu com drogas fiquei triste e desesperada, mas agora, com apoio e acompanhamento dos profissionais do CJM, tenho certeza que ele não vai mais cometer nada de errado, e só nos dará alegria”, disse.

 

Acordo de Cooperação é reeditado e assinado entre as instituições

 

Ainda pela manhã, os conselheiros visitaram o Espaço APOENA – local poliesportivo e cultural da FASEPA. Ali há uma estrutura com piscina, campo de futebol, quadra coberta, horta, salas multiuso, entre outros. Durante a visita, os conselheiros conheceram as instalações e assistiram apresentações do grupo musical e de teatro de bonecos da FASEPA.

 

“A Socioeducação me levantou no momento que eu estava no chão. Quero agradecer a todos vocês que hoje estão aqui na fundação. Tive a oportunidade de conseguir um estágio na FASEPA, além de cantar e estudar. Todo mundo erra, somos seres humanos, mas agora é diferente; quero seguir pelo caminho certo, sem errar”, falou emocionada uma jovem socioeducanda.

 

Ao final, o presidente do TCE, conselheiro Luis Cunha, e o presidente da FASEPA, Simão Bastos assinaram oficialmente o Acordo de Cooperação entre as instituições, cujo objetivo é reintegrar os jovens na sociedade, com oportunidade de estágio no Tribunal de Contas do Estado. Atualmente seis jovens de 16 a 18 anos trabalham no TCE-PA.

 

O presidente da FASEPA, Simão Bastos, destacou a importância do momento. “Estou muito gratificado, principalmente pela possível ampliação do projeto – pois nossa meta é chegar a Marabá e Santarém. A presença do TCE é fundamental. Precisamos de instituições, parceiros, atores sociais que colaborem com o dia a dia da socioeducação. E nós encontramos no TCE pessoas da maior estima, com cautela e cuidado com o social. Hoje é um dia marcante, pois depois desse convênio virão muitas outras ações”, ressaltou.

 

“Estamos aqui pelo conselheiro Nelson Chaves que sugeriu para que assinássemos esse acordo na fundação. Me comprometo a ampliá-lo para mais duas jovens,e para Santarém e Marabá. É importante lembrar que hoje estou apenas reeditando-o, pois esta parceria começou há 18 anos, na gestão do conselheiro Nelson. Durante a nossa visita vimos o que precisávamos ver. Me comprometo também ajudar na reforma da padaria do CJM. O TCE não só fiscaliza, mas também será parceiro e estende a mão amiga. Contem conosco! Fiquem com Deus!”, resumiu o conselheiro Luis Cunha.

 

Reconhecimento: Conselheiro Nelson Chaves – proposição do convênio surgiu há 18 anos

 

O decano da Corte de Contas, conselheiro Nelson Chaves, recebeu aplausos por todos da FASEPA, pois foi na gestão dele, há 18 anos, que tudo começou.

 

“Eu que agradeço por estar aqui neste dia. Momento especial e marcante para todos. Tivemos uma magnífica e afetuosa recepção pelos gestores, profissionais e jovens. Fizemos o primeiro convênio em 1997, no dia 08 de março. O Brasil precisa defender o jovem, e diante disso, a educação. Jamais vou esquecer deste dia 02 de setembro 2015”, completou emocionado.