Sexta da Integração: Major-Brigadeiro Paulo Borba profere palestra e recebe a Medalha Sezerdello Corrêa “Classe A”

A primeira edição de 2016 do projeto “Sexta da Integração” trouxe ao Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), o Major-Brigadeiro Paulo Borba - Comandante do 1° COMAR – Comando Aero Militar do Norte, excepcionalmente, nesta sexta-feira, 11 de março. Antes do início de sua palestra, o Brigadeiro foi homenageado com a Medalha Sezerdello Corrêa “Classe A” – a maior honraria da Corte de Contas.

A outorga foi uma proposição do conselheiro e decano, Nelson Chaves, aprovada por unanimidade pelo Plenário do Tribunal. A medalha foi entregue ao Brigadeiro Paulo Borba pelo presidente do TCE-PA, conselheiro Luis Cunha e pelo propositor da homenagem.

“O Major Brigadeiro Paulo Borba tem um currículo invejável e indiscutivelmente merece ser condecorado com a maior honraria do TCE-PA. A história da aeronáutica  conta com missões inesquecíveis no Brasil, mas principalmente na nossa Região. Disciplina, comprometimento e responsabilidade têm aqueles que militam na Força Aérea Brasileira. Este evento (sexta da integração) também tem bastante destaque com a palestra do Brigadeiro, pois é uma troca de experiências, para que possamos conhecer um pouco mais do dia a dia das outras instituições”, declarou o conselheiro Nelson Chaves.

Em seu discurso de agradecimento, o Major Brigadeiro destacou e refletiu sobre o momento. “No dia 26 de janeiro deste ano concederam a mim a maior honraria deste Tribunal, e isso, demonstra a estreita relação das Forças Armadas com a sociedade desse Estado. É uma honra receber esta medalha e participar da Sexta da Integração. Sinto-me honrado. Obrigado a todos, mas principalmente ao presidente Luis Cunha e ao conselheiro Nelson Chaves”, completou.

 

Trabalho e história da Força Aérea Brasileira

Logo no início da sua palestra, o Major Brigadeiro explicou seu principal objetivo. “Estamos aqui para apresentar ao TCE-PA as peculiaridades do trabalho da Força Aérea Brasileira (FAB) na área de atuação do I COMAR e da COMARA (Comissão de Aeroportos da Região Amazônica)”, explicou o comandante Paulo Borba.

Segundo o Major Brigadeiro, a área territorial do Brasil é de 8,5 milhões de km², porém a área de responsabilidade da FAB é de 22 milhões km². Ainda de acordo com o Comandante do 1° COMAR, as principais missões do Comando são: “coordenar, controlar e executar as atividades administrativas e logísticas necessárias, realizar ações de segurança e defesa da sua competência e exercer a representação do Comandante da Aeronáutica e o Comando Territorial da área sob sua jurisdição”, completou.

Atualmente o I COMAR conta com um efetivo de 3.904 militares, 550 civis permanentes e 334 civis temporários. Ainda na sua palestra, o Major Brigadeiro também destacou o trabalho realizado em apoio aéreo à Amazônia.

“São elaborados pelo Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) uma série de programas destinando horas de esforço aéreo para o cumprimento de diversas missões em todo o País. Dentre esses programas estão os de Apoio à Amazônia (PPA) e de Missões Conjuntas (PMC)”, explicou. Ainda segundo o Brigadeiro, o I COMAR realiza ações sociais e de integração.

“Trabalhamos com ações Cívico-Sociais (ACISO), Evacuação Aeromédica (EVAM), apoio aos órgãos governamentais, apoio às Forças Armadas (FFAA) e apoio às missões indígenas”, destacou.

Também foram apresentados vídeos e reportagens sobre os trabalhos do I COMAR, FAB, e da COMARA. “A missão da COMARA é projetar, construir e recuperar aeroportos em regiões inóspitas e de difícil acesso na Amazônia Legal e em outras regiões do país”, explicou o Major-Brigadeiro Paulo Borba.

Ao final, o Major-Brigadeiro agradeceu a oportunidade e garantiu que todos os brasileiros podem confiar na FAB. “A Força Aérea Brasileira é de todos os brasileiros”, finalizou.

O Brigadeiro também recebeu certificado de participação da “Sexta da Integração” pelas mãos da Conselheira Rosa Egídia (presidente do Conselho Consultivo da ECAV).

 

Autoridades e Mesa Oficial

Diversas autoridades militares, o vice-governador do Estado, Zequinha Marinho e os conselheiros, Luis Cunha (presidente), Lourdes Lima (vice-presidente), Nelson Chaves (decano da Corte) e Rosa Egídia (presidente do Conselho Consultivo da ECAV) e os conselheiros substitutos, Milene Cunha e Julival Rocha prestigiaram o evento, além de representantes do Ministério Público de Contas, os subprocuradores Patrick Mesquita e Stephenson Victer e do TCM-PA, a Conselheira substituta Adriana Oliveira.