Parque de Belém: Pedido de doação do atual Aero Clube pelo governo do Estado ao I Comar repercute no Plenário do TCE

A população de Belém, os seus conterrâneos de todo o território paraense e os turistas que visitam a capital poderão, quem sabe a partir dos próximos anos, finalmente gozar de um local no coração e com a cara da cidade, semelhante àqueles encontrados em grandes metrópoles como São Paulo (Parque do Ibirapuera), Nova York (Central Park) e Londres (Hyde Park), entre outras, e digno da sua localização amazônica e importância geopolítica e econômica para a região Norte do Brasil.   

O projeto formulado em 1989 pelo então vereador Nelson Chaves reivindicando a cessão – doação para a capital paraense do local onde está instalado o Aero Clube de Belém, e que desde então tem recebido apoio em todas as camadas da sociedade civil e organizada, ganhou, no último mês de julho, posicionamento institucional do Governo do Estado que, através de ofício do governador Simão Jatene remetido ao comandante do I Comar, major brigadeiro do Ar, Carlos Minelli de Sá, oficializou a postulação histórica do legislador municipal, “cidadão” como ele prefere se auto-referir, engenheiro civil e sanitarista por formação. 

Naquela altura, Chaves já fundamentara o projeto com indicadores relativos à densidade demográfica, carência na cidade de áreas públicas apropriadas para a prática do desporto, lazer e cultura. E no mesmo local amplo espaço para o plantio de flores e árvores frutíferas da exuberante flora amazônica. Mas não só isso. O legislador preocupava-se também, em decorrência do crescimento urbano no entorno do Aero Clube de Belém, em afastar o perigo recorrente envolvendo aeronaves e os moradores de toda a área de abrangência do terreno de cerca de 60 hectares pertencente à Aeronáutica.

 Durante a pauta administrativa, após a sessão plenária de terça-feira 02, na esteira da oficialização do pedido feito pelo Poder Executivo estadual ao comandante do I Comar, o corregedor do TCE, conselheiro André Dias, propôs e o Plenário do TCE aprovou por unanimidade, o envio de “votos de Aplausos e Congratulações” ao governador Simão Jatene pelo apoio ao projeto.

Em seguida às manifestações públicas de apreço dos seus pares registradas pela ata oficial da sessão – todos os presentes se manifestaram favoravelmente –, o conselheiro Nelson Chaves requereu que a Corte também se posicionasse oficialmente, como forma de reconhecimento e agradecimento ao comandante do I Comar, que tem demonstrado simpatia, espírito público e sensibilidade ao projeto que ganha defensores e entusiastas na medida em que é apresentado a todos os fóruns públicos e entidades de representações de classes de Belém.

“É uma justa pretensão da população de Belém, agora oficializada pela ação do governador Simão Jatene. Da mesma forma, não podemos esquecer as manifestações de incentivo do major brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, na realização deste presente para capital da Amazônia nas comemorações dos seus 400 anos”, resumiu o autor.