Treinamento de documentos eletrônicos e assinatura digital é encerrado com êxito.

Durante dois dias, na última semana, foi realizado no auditório Elmiro Nogueira o treinamento “Documentos eletrônicos e assinatura digital”, visando à implantação do processo eletrônico nesta Corte de Contas.

O processo eletrônico é um sistema que objetiva gerar, controlar, tramitar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em processos e expedientes, de forma eletrônica, proporcionando benefícios importantes como celeridade processual, padronização, transparência, redução de custos com insumos de impressão, gestão do conhecimento, além de estabelecer um canal direto entre o TCE-PA e seus jurisdicionados. A implantação do processo eletrônico é objetivo da AÇÃO 45 do Plano de Gestão 2015-2017 deste Tribunal.

O treinamento foi realizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação, com o apoio da Escola de Contas Alberto Veloso.

O curso foi ministrado por Carlos Francisco Tatara, da empresa BRy Tecnologia, durante o qual foram apresentados os fundamentos, conceitos e tecnologias que possibilitam a utilização de documentos eletrônicos com garantia de integridade, autenticidade e autoria.

Foram abordados os seguintes assuntos: conceitos de documento; evolução do registro da informação; evolução das assinaturas; assinatura digitalizada versus assinatura digital; assinaturas digitais no Brasil; legislação brasileira sobre certificação digital; e a plataforma de documento eletrônico seguro adquirida pelo TCE-PA.

O treinamento teve duração de 04 (quatro) horas e foi ofertado em duas turmas com o mesmo conteúdo programático, no horário de 08h30 às 12h30.

O certificado do curso para os mais de 200 participantes será emitido pela Escola de Contas Alberto Veloso. A quantidade de servidores participantes atesta o êxito do treinamento promovido pela Setin.