Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação realiza sua primeira reunião e aprova a Política de Governança de TI proposta pela SETIN

No dia 18/01/2017, foi realizada a primeira reunião do Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação (CDTI), que culminou com a aprovação da minuta de Resolução que dispõe sobre a Política de Governança de Tecnologia da Informação.

Com fulcro no § 2º do art. 7º da Resolução n° 18.855 do TCE-PA, de 01 de dezembro de 2016, o secretário de tecnologia da informação (TI), Cláudio Vinagre, iniciou a reunião fazendo uma breve apresentação no intuito de nivelar/alinhar todos os integrantes do Comitê. O secretário explicou, primeiramente, a diferença entre governança e gestão de TI. Em seguida, explicou a finalidade do Comitê e os fatores que motivaram a sua criação.

 “O Comitê Diretivo de TI é um mecanismo de governança de TI que tem por objetivo assegurar que as decisões acerca da TI sejam tomadas de forma ampla e participativa e mantenham-se alinhadas à estratégia institucional”, explicou Cláudio Vinagre.

Na sequência, o Comitê analisou a minuta de Resolução, proposta pela Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), que dispõe sobre a Política de Governança de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado do Pará (PGTI/TCE-PA). O Secretário Cláudio Vinagre explicou, inicialmente, o objetivo da Política e, em seguida, fez a leitura completa da minuta, para os demais integrantes do Comitê, explicando cada um de seus dispositivos.

Segundo Cláudio Vinagre, “a Política de Governança de TI é um outro importante mecanismo de governança de TI que estabelece princípios, diretrizes, papéis e responsabilidades necessários para direcionar e monitorar as práticas de gestão e uso da TI no Tribunal”.

No decorrer da análise da aludida minuta, surgiram valiosas sugestões por parte dos membros do CDTI, em especial da subsecretária de planejamento e gestão estratégica, Isabella Emmi, e do subsecretário-geral, Jorge Batista Junior, que foram contempladas na minuta.

Por fim, o CDTI decidiu pela aprovação da minuta de Resolução da PGTI/TCE-PA.

 

O CDTI foi instituído por meio da Resolução nº 18.855/2016 e seus membros foram designados através da Portaria nº 31.740/2017, conforme tabela abaixo:

 

MEMBRO

MEMBRO TITULAR

SUPLENTE

Conselheiro Coordenador de Tecnologia da Informação

CIPRIANO SABINO DE OLIVEIRA JR, matrícula nº 0100673

CARLOS ALBERTO BEZERRA LAUZID JUNIOR, matrícula nº 0100552

Representante do Gabinete da Presidência

TEREZA CRISTINA SILVA JOAO, matrícula nº 0108367

MARIA CRISTINA MONICE, matrícula nº 0003069

Secretário de Tecnologia da Informação

CLÁUDIO MOREIRA VINAGRE, matrícula nº 0101054

SAMUEL CLAYTON MACIEL NEVES, matrícula nº 0101121

Coordenador de Sistemas, da SETIN

GEORGE GILSON OLIVEIRA DOS REIS, matrícula nº 0101056

OTTON CHARLES CANELAS DE MOURA, matrícula nº 0100189

Coordenador de Infraestrutura e Segurança, da SETIN

ALEXANDRE CAMPELO COSTA, matrícula nº 0101055

CARLOS PATRICK ALVES DA SILVA, matrícula nº 0101119

Coordenador de Apoio ao Usuário, da SETIN

BRUNO BONA MANESCHY, matrícula nº 0101195

TIVSON DE MELO SILVA, matrícula nº 0101065

Secretário de Planejamento e Gestão Estratégica

LILIAN ROSE BITAR TANDAYA BENDAHAN, matrícula nº 0100945

ISABELLA TUPINAMBA EMMI, matrícula nº 0100318

Secretário de Controle Externo

CARLOS EDILSON MELO RESQUE, matrícula nº 0100351

ANA PAULA CRUZ MACIEL, matrícula nº 0100415

Secretário-Geral

JOSÉ ARLINDO SIQUEIRA DA SILVA, matrícula nº 0100316

JORGE BATISTA JUNIOR, matrícula nº 0695521

Secretário de Administração

JOSÉ EDUARDO RODRIGUES LOBÃO, matrícula nº 0101335

ANNA MARIA MALCHER GILLET, matrícula nº 0100633

Secretário de Gestão de Pessoas

ALICE CRISTINA DA COSTA LOUREIRO, matrícula nº 0100307

ELYEDA DE FÁTIMA DOS SANTOS PESSÔA, matrícula nº 0100300

 

Estiveram presentes os seguintes membros do Comitê: o suplente do Conselheiro Coordenador de Tecnologia da Informação, Carlos Lauzid Junior, o secretário de tecnologia da informação, Cláudio Vinagre, o subsecretário de tecnologia da informação, Samuel Neves, o coordenador de sistemas, George Reis, o coordenador de infraestrutura e segurança, Alexandre Campelo, o suplente do coordenador de infraestrutura e segurança, Carlos Patrick Alves, o coordenador de apoio ao usuário, Bruno Maneschy, a suplente da Secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Isabella Emmi, a suplente do secretário de controle externo, Ana Paula Maciel, o suplente do secretário-geral, Jorge Batista Junior, a suplente do secretário de administração, Anna Gillet, e a secretária de gestão de pessoas, Alice Loureiro.

 

Na parte administrativa da sessão plenária do dia 24/01/2017, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) aprovou, por unanimidade, a instituição da Política de Governança de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado do Pará (PGTI/TCE-PA).

Com a instituição da PGTI/TCE-PA, o Tribunal deu mais um passo importante na execução de seu plano de gestão, uma vez que a instituição desta Política significou a realização de uma das etapas da ação 39 do Plano de Gestão 2015-2017 do TCE-PA, que trata da implantação do Sistema de Governança de TI.

A implantação da PGTI/TCE-PA também contribui para o aumento da nota geral de avaliação do TCE-PA pelo Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), já que atende a 01 (um) critério constante da dimensão (ii) do indicador QATC-7 do domínio C, qual seja, “O Tribunal possui: b) Política de TI, previamente aprovada pelo Comitê e implementada”.