Planejamento em ação: SEGPE promove reuniões sobre “Plano de Gestão 2019-2021” e celebração de “Acordos de Cooperação”

Com as diretrizes “Governança e Tecnologia” estabelecidas pelos gestores eleitos para o biênio 2019-2021, atenta às datas legais e ao início do exercício atual, a secretária de Planejamento e Gestão Estratégica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), Lilian Bendahan, promoveu, durante o mês de fevereiro, duas reuniões técnicas relativas ao “Plano de Gestão 2019-2021” e celebração de “Acordos de Cooperação” entre a Corte de Contas e seus parceiros institucionais.

Com representantes de todas as áreas da gestão estratégica do tribunal nas duas oportunidades, Bendahan procurou esclarecer prazos e aspectos relativos às duas atividades na rotina do órgão de controle. Em ambos os casos, lembrou, as diretrizes são estabelecidas de acordo com a base metodológica da ferramenta Balanced Scorecard (BSC).

Quanto ao Plano de Gestão, seu “Mapa Estratégico” é estruturado em 03 (três) perspectivas e 10 (dez) objetivos estratégicos definidos no Plano estratégico 2016-2021. Como “Perspectiva de Resultados” foram definidas como prioridade: assegurar a efetividade das ações de controle externo, contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública, fomentar a transparência e o controle social.

“Nas demais perspectivas definidas, temos as de “Processos Internos” e “de Recursos”. No primeiro caso, aprimorar os instrumentos de controle externo; aperfeiçoar os processos internos de trabalho; ampliar a comunicação do tribunal com a sociedade e as parcerias interinstitucionais, foram definidas como prioritárias”, detalhou a secretária.

Sobre as “Perspectivas de Recursos”, modernizar a gestão de pessoas, aperfeiçoar a governança do TCE-PA, da área de Tecnologia da Informação, ao mesmo tempo em que se desenvolva a gestão e o uso da TI, formam as ações definidas como metas. Os objetivos, detalhamento e cronogramas de cada ação também foram apresentados por Lilian durante a reunião.

Acordos de Cooperação

Na reunião sobre acordos de cooperação, Lilian Bendahan fez uma breve apresentação sobre conceitos, definições e legislação a respeito. A secretária falou ainda sobre as etapas que devem ser cumpridas e os papéis das unidades de trabalho demandantes, da SEGPE e da Chefia de Gabinete da Presidência do TCE-PA. Ela citou ainda alguns exemplos dos acordos vigentes. Nesse sentido, Bendahan destaca que a reunião foi promovida com o objetivo de definir os métodos de trabalho.