16 de março - Dia do Ouvidor

No dia 16 de março, comemora-se o Dia do Ouvidor, um profissional que trabalha pelo melhor relacionamento entre cidadão e instituições públicas e privadas.

Cabe ao ouvidor representar a instituição ou empresa onde atua, concedendo voz à população, além de propor melhorias baseadas nas demandas oriundas das manifestações registradas pela Ouvidoria.

O Dia do Ouvidor foi instituído pela Lei Federal nº 12.632/12, sendo também uma homenagem da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman (ABO Nacional) aos profissionais da área.

Quem exerce a função no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) é o conselheiro ouvidor Luís Cunha, que estará à frente da Ouvidoria do Tribunal no biênio 2019-2021.

Em 2015, na Presidência do TCE-PA, o conselheiro Luís Cunha deu início ao processo de implantação deste órgão com a aprovação do Plenário, contando com o apoio do conselheiro Odilon Teixeira, atual corregedor da Corte de Contas.

A conselheira Rosa Egídia Lopes deu sequência à expansão do serviço como ouvidora, de modo que a nossa Instituição dispõe de uma Ouvidoria que atende com efetividade as demandas da sociedade.

O recebimento das manifestações é feito por meio de um dos seus seis canais de atendimento, entre os quais o atendimento pela internet e o atendimento presencial, disponível nas Unidades Regionais de Marabá, Santarém e na Sede do Tribunal.

O ouvidor tem um papel fundamental na construção da cidadania. O TCE-PA felicita os ouvidores de todo o Brasil pela nobre missão de atender os questionamentos da população, contribuindo para o aprimoramento institucional nas esferas pública e privada.

 

ouvidoria 15.03.13