Conselheiro Nelson Chaves fala sobre alagamentos e TCE Cidadão na TV RBA

O conselheiro Nelson Chaves foi destaque no programa Argumento, exibido na segunda-feira, 1º de abril, na TV RBA.

Durante a entrevista, o conselheiro, que também é engenheiro sanitarista, falou sobre os alagamentos que afligem a população belenense durante o período chuvoso.

O Projeto TCE Cidadão esteve também na pauta, com a apresentação dos seus objetivos e avanços na construção da cidadania desde a sua proposição pelo conselheiro há quase uma década.

“Nós precisamos ativar a cidadania. Qualquer controle, por mais competência e dedicação que tenhamos dos técnicos, servidores, conselheiros e conselheiros substitutos, ele só se dará efetivamente quando a sociedade despertar para cobrar de seus representantes e dos seus agentes aquilo que lhe é de direito”, explicou o idealizador do TCE Cidadão durante a entrevista.

Conselheiro Nelson Chaves falou, ainda, sobre a importância da cidadania e a receptividade do Projeto. “O bom cidadão não faz as práticas que não são éticas, que não são corretas. Então, nós temos que incrustar essa ideia desde a juventude, nos bancos escolares do ensino fundamental até as universidades e comunidade em geral”, completou.

O conselheiro também parabenizou a equipe da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV), que devotadamente leva os princípios da cidadania à sociedade nas escolas, comunidades quilombolas e indígenas, universidades, conselhos e entidade de classes.

“O grande remédio em todas as nações civilizadas do mundo, as democracias consagradas, elas vão ter um padrão de vida, uma cidadania melhor quando a sociedade se acorda para cobrar os seus direitos”, detalhou o conselheiro, que ressaltou ser dever do Tribunal abrir as portas à população e promover o diálogo público.

Entre alunos e participantes, o Projeto TCE Cidadão já envolveu 50 mil pessoas, com o uso das mídias eletrônica e digital na divulgação da iniciativa.

A entrevista completa está disponível no canal do programa Argumento, no You Tube, nos links abaixo:

https://youtu.be/rcSNaTCs40s (1ª parte)
https://youtu.be/KWd4jSoVH1w (2ª parte)

conselheironelsonchavesargumento02.04.2019