27 de Abril – Dia Nacional do Auditor de Controle Externo

A Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Pará lembra aos servidores do TCE-PA que no próximo sábado, dia 27, será celebrado o Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, profissional responsável pela fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos em favor do bem-estar da população. Durante esta semana, a Associação celebra a data comemorativa com os servidores da Corte de Contas.

A data faz parte do calendário oficial do Estado do Pará a partir da Lei nº 8.792/2018, de 7 de dezembro de 2018. Segundo o texto da Lei estadual, “o Auditor de Controle Externo é o profissional ocupante de cargo efetivo do Tribunal de Contas, concursado original e especificamente para o exercício de atividade exclusiva de Estado, de natureza finalística de Controle Externo, de complexidade e responsabilidade de nível superior, relativas à titularidade das atividades indissociáveis e privativas do planejamento, coordenação e execução de auditorias, inspeções, instruções processuais e demais procedimentos de fiscalização de competência do Tribunal de Contas”.

A Presidência do TCE-PA parabeniza os profissionais da categoria pela sua relevante atuação no controle externo paraense.