Tribunais de Contas do Pará e do Amapá trocam experiências na área de Tecnologia da Informação

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) recebeu, recentemente, visita de equipe técnica do TCE-AP, composta pelo conselheiro presidente Michel Houat Harb e pelo seu diretor de Informática, Marcus Pinheiro de Santana. O objetivo da visita era conhecer o Data Center em contêiner da Corte de Contas paraense, também chamado de Data Center Modular Seguro Outdoor.

Na mesma visita, discutiu-se sobre a implantação do sistema de Processo Eletrônico e-TCE no TCE-AP. “Trata-se do mesmo sistema contratado pelo TCE-PA por meio do contrato nº 09/2016. Nós aproveitamos a oportunidade para conhecer melhor como se deu essa implantação do sistema e-TCE no Amapá, que dificuldades tiveram e como avaliam o sistema”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação, Cláudio Vinagre.

A solução do Data Center em contêiner foi bastante apreciada pelo presidente e pelo diretor de Informática do TCE-AP. Os visitantes foram recepcionados pelo chefe de Gabinete da Presidência do TCE-PA, Alexandre Aly Charone, e pelo titular da SETIN, Cláudio Vinagre.

Data Center - A necessidade de um novo Data Center no TCE-PA surgiu em 2009. Até o ano de 2014, pensou-se na construção de um Data Center interno (tradicional). Contudo, após estudo de viabilidade deste projeto interno, realizado em 2015, além da troca de experiências da área de Tecnologia da Informação do TCE-PA com outras instituições públicas, principalmente com o Tribunal de Contas do Ceará em 2015, concluiu-se que o Data Center externo (em contêiner) seria a solução mais vantajosa para o Tribunal.

A proposta foi algo inovador, resultante da ação 47 do Plano de Gestão 2015-2017, em substituição ao projeto de construção do Data Center interno (tradicional), o qual seria instalado em uma sala do 4º andar do prédio Anexo IV do edifício-sede do Tribunal. Atualmente, a mesma sala comporta a 1ª Controladoria de Conta de Gestão (1ª CCG). Em razão das restrições financeiras da época e da priorização do Processo Eletrônico, não foi possível comprar o Data Center em contêiner na gestão do conselheiro Luís Cunha (2015-2017). A aquisição do referido Data Center ocorreu durante a presidência da conselheira Lourdes Lima, gestão 2017-2018. A implantação da solução foi concluída em janeiro de 2019.

De acordo com o secretário Cláudio Vinagre, as principais vantagens do Data Center em contêiner são a mobilidade, podendo ser transportado para outro local, em caso de necessidade; a aderência total às normas internacionais de construção de Data Center; menor custo, em cerca de 30%, comparado ao modelo interno (tradicional); e rapidez na implantação, que pode ser realizada em até três meses.

O novo Data Center em contêiner é uma solução modular, que pode ser expandida de acordo com a necessidade da organização, acrescentando-se contêineres adicionais.

Processo Eletrônico - O sistema de Processo Eletrônico do TCE-PA foi adquirido em 2016 e sua implantação é composta por três etapas. A primeira já foi homologada e as demais deverão ser concluídas durante a presidência do conselheiro André Dias, dentro do Plano de Gestão 2019-2021. No TCE-AP, o sistema já está em uso.

O Processo Eletrônico é um sistema que objetiva gerar, controlar, tramitar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em processos e expedientes, de forma eletrônica. Entre as principais vantagens estão a celeridade processual, a padronização, a transparência, a redução de custos com insumos de impressão, a gestão do conhecimento, estabelecendo um canal direto de comunicação entre o Tribunal e seus jurisdicionados.

O novo sistema de processo eletrônico do TCE-PA fará uso de uma Plataforma de Certificação Digital adquirida por meio do contrato nº 12/2019, a qual, dentre outros benefícios, permite o uso de certificados digitais de baixo custo, que ficam armazenados no repositório central desta Plataforma, dispensando a utilização de dispositivos físicos pelos usuários, como tokens e smartcards.

Na avaliação do secretário Cláudio Vinagre, foi muito salutar a troca de experiências entre os Tribunais. “A informação que nos transmitiram, tanto o presidente quanto o diretor de Informática do TCE-AP, é que, no aspecto técnico da solução, o sistema em si, eles não tiveram nenhum tipo problema. No decorrer da implantação não houve nenhuma dificuldade. Muito pelo contrário, acharam que ocorreu de forma tranquila. Foi muito bom ter esse feedback, pois ficamos mais seguros quanto ao sistema que foi adquirido”, explicou.

A implantação do Processo Eletrônico já tinha sido definida como prioritária durante o Plano de Gestão 2015-2017. Os recursos financeiros para a aquisição de computadores e outros bens e serviços de TI eram escassos na época. Foram indispensáveis boas práticas de gestão e governança de TI para atualizar o parque tecnológico e computacional do Tribunal, incluindo a compra de equipamentos de informática hoje instalados no interior do atual Data Center do TCE-PA.

 visita data 2019