Marinha instala 1º esquadrão de helicópteros na região Norte. Conselheiro Nelson Chaves prestigia cerimônia

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 29, no Hangar da ALA 9, localizado na avenida Arthur Bernardes, o comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, revelou aos convidados que 1º Esquadrão de Helicópteros na região Norte será o primeiro da Marinha do Brasil fora do estado do Rio de Janeiro.

A ativação contou com a presença de diversas personalidades e autoridades, entre elas, o almirante de Esquadra Alípio Jorge, comandante da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, e que já comandou o 4º Distrito Naval. Nessa condição, palestrou na “Sexta da Integração” do TCE-PA. O conselheiro Nelson Chaves também prestigiou a solenidade.

O esquadrão será responsável por cobrir os estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, e terá o reforço de mais 100 militares especializados, entre oficiais e praças. Três aeronaves irão atuar em ações de salvamentos, resgates e inspeções navais. A estrutura poderá possibilitar, ainda, a fiscalização das costas dos estados cobertos pelo esquadrão, possibilitando buscas de possíveis contaminações de óleo, e evitando o que aconteceu em praias do Nordeste.

O esquadrão vai contar com três aeronaves modelo H225M da Airbus, que podem carregar até 31 militares, incluindo a sua tripulação.

 

heli marinha cons nelson 2019