Planejamento Estratégico 2022-2027: TCE avança na construção do Mapa Estratégico

O Tribunal de Contas do Estado do Pará deu mais um passo na trilha de construção do Plano Estratégico 2022-2027 a partir de 2 de agosto, com a remessa pelas unidades de trabalho dos problemas, causas e consequências identificadas a partir da Matriz SWOT.
 
As informações darão suporte para a definição de seus objetivos, além das estratégias a serem implementadas nos próximos seis anos pelo Tribunal. De acordo com a secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Lilian Bendahan, é nesta fase do processo de elaboração que os “problemas de cada processo serão identificados para serem contemplados no plano estratégico”.
 
Matriz SWOT – O Planejamento Estratégico 2022-2027 começou a ser elaborado com a realização do webinário “Planejar para Superar Novos Desafios”, realizado nos dias 24 e 25 de maio. O evento contou com a participação de importantes nomes do controle externo e da administração pública estadual, sendo fundamental para a socialização e aprendizado dos conceitos teóricos do planejamento. 
 
Os integrantes do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano Estratégico estiveram reunidos também de 22 a 24 de junho para elaborar a Matriz SWOT, a qual serve de base para a elaboração das estratégias finais que visam ao alcance dos objetivos traçados no planejamento.
 
A Matriz SWOT consiste em uma técnica muito utilizada no Planejamento Estratégico, a fim de identificar as forças e fraquezas institucionais, além de oportunidades e ameaças do contexto externo que precisam ser consideradas no desenvolvimento institucional.
 
Após a atual etapa de entrega das situações-problemas de todas as unidades, com envio até o dia 6 para a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, de 9 a 13 de agosto a SPGE fará a consolidação e elaboração de proposta de algumas situações-problema institucionais, a serem mitigadas e/ou minimizadas. Elas devem ser discutidas e validadas em reuniões com o Grupo de Trabalho no período de 16 a 27 de agosto de 2021.
 
A conclusão do Mapa Estratégico deve ocorrer nas próximas semanas, conforme previsão da SPGE, e a expectativa é que o Plano Estratégico seja concluído em 28 de outubro, a fim de ser validado pelo Tribunal Pleno, com a sua consequente divulgação no dia 3 de novembro.