Plataforma Pharus oferece apoio à tomada de decisão nas atividades de gestão e fiscalização do TCE-PA

O Tribunal de Contas do Pará (TCE-PA), desde o final de 2021, conta com uma nova ferramenta, a Plataforma Pharus, um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) que reúne um conjunto de painéis com informações e indicadores. A plataforma é disponibilizada na Intranet aos Conselheiros, Conselheiros Substitutos e servidores, para apoio à tomada de decisão nas atividades de gestão e fiscalização, dependendo do perfil gerencial do usuário.

O nome Pharus, que significa farol em latim, é uma referência àquilo que serve de guia, rumo, norte, exatamente o objetivo do sistema. O projeto é uma evolução do Painel Gerencial de Processos, concebido em 2017 para a Corregedoria, e que foi retomado em 2021, sendo ampliado para contemplar também o desenvolvimento de painéis para diversas outras áreas, permitindo uma visão gerencial mais abrangente.

A versão implantada, com significativa evolução à versão original, reúne informações gerenciais diversas e gráficos representativos sobre os processos que tramitam no TCE-PA, processos em fase de formalização, a execução orçamentária e financeira do TCE-PA, execução orçamentária e financeira de TI, e o Plano de Gestão 2021-2022.

Visando a ampliação desse sistema, a Secretaria de Tecnologia da Informação – Setin, do TCE-PA, realizou uma apresentação da Plataforma Pharus à equipe de gestão em reunião no último dia 10 de fevereiro, e já iniciou tratativas com algumas unidades, objetivando desenvolver novos painéis com a finalidade de apoiar as atividades de gestão e fiscalização do Tribunal.

Acesse a Plataforma Pharus