Papo Previdenciário esclarece dúvidas sobre aposentadoria

Servidores às proximidades da aposentadoria no TCE-PA receberam orientações de como ingressar em mais uma nova fase da vida com palestra temática realizada na terça-feira, 24, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira. A iniciativa foi uma ação da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida e da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal.
 
Realizado em parceria com o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), o "Papo Previdenciário" apresentou as novas regras advindas com a aprovação das Emendas Constitucionais nº 103 e nº 77 de 2019 para a concessão da aposentadoria, além de ser uma oportunidade para os participantes falarem sobre suas expectativas, receios e planos pós-TCE-PA.
 
O "Papo Previdenciário" começou com a palestra da psicóloga Juliana Galvão, que ressaltou em sua fala que “o preparo para a inatividade deve ser feito por todo o servidor”. 
 
A programação prosseguiu com a apresentação da advogada Luísa Porto sobre os critérios de transição e as novidades resultantes da reforma da previdência realizada em 2019.  Segundo Luísa, aqueles que reuniam condições para se aposentar há quase três anos estão protegidos pelo princípio do direito adquirido. Já os mais novos deverão se enquadrar às exigências recém-criadas.
 
Durante o "Papo Previdenciário", foram também distribuídos exemplares da Cartilha Previdenciária do Igeprev, com todas as regras vigentes para a aposentadoria.
 
 
 
papoprevidenciarioF27.05.2022
 
Momento da dinâmica de grupo na qual foram revelados predileções e dissabores quanto ao ambiente de trabalho
 
 
 
papoprevidenciarioE27.05.2022
 
A primeira parte do "Papo Previdenciário" começou com a palestra da psicóloga Juliana Galvão, do Igeprev
 
 
 
papoprevidenciarioC27.05.2022
 
A advogada Luísa Porto, do Igeprev, prestou orientações sobre as novas regras vigentes após a última reforma da previdência de 2019
 
 
 
papoprevidenciarioB27.05.2022
 
A coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida do TCE-PA, Samara Rodrigues, agradeceu a presença dos convidados no "Papo Previdenciário"
 
 
 
papoprevidenciarioA27.05.2022
 
Os participantes do "Papo Previdenciário" receberam a Cartilha Previdenciária do Igeprev, com todas as regras atuais para a aposentadoria