Inovações tecnológicas direcionam tribunais de contas a novos caminhos

A palestra do conselheiro substituto do TCE-PE, Marcos Nóbrega, no Fórum de Inovação e Transformação para o Controle Atual e Futuro, teve como tema as “Inovações em Contratações Públicas: O que nos espera no futuro”. O evento realizado na sexta-feira, 10, no Hotel Grand Mercure, faz parte da programação especial do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) pelos seus 75 anos de instalação. Participaram como mediadores da apresentação o conselheiro substituto Julival Rocha e o procurador de contas do estado Felipe Rosa Cruz.

Marcos Nóbrega apontou o papel transformador da tecnologia na atualidade, revolucionando os mais diversos níveis da vida em sociedade. Segundo ele, é possível visualizar mudanças estruturais em áreas distintas, inclusive na administração pública. O desafio para os tribunais de contas é o de se enquadrar a tantas mudanças tecnológicas em curso.

"Se o jurista não compreender as mudanças dos modelos de negócios das empresas induzidas pela transformação digital, será como um mecânico especialista em carburadores, habilidade para o que já não existe mais", completou.

A partir do uso das novas tecnologias, as relações interpessoais devem ser cooperativas, da mesma forma que a ciência avança cada vez mais. Nas abordagens de conteúdo, não importa mais a abordagem enciclopédica, mas sim o aprofundamento seletivo.

Marcos Nóbrega lançou, então, uma dúvida à plateia: "Para aonde caminham a auditoria e a tecnologia"? Caminham para a ideia de um ecossistema de controle, uma melhor análise de riscos e qualidade das auditorias, melhor entendimento do comportamento fiscalizador e uma análise mais focada e proativa. De acordo com o conselheiro substituto do TCE-PE, os tribunais de contas deverão se dedicar à revisão dos padrões e rotinas de auditoria, à melhoria da comunicação entre fiscalizadores e a sociedade, à criação de plataformas de auditoria inovadoras e à promoção de capacitação adequada.

O Fórum de Inovação e Transformação para o Controle Atual e Futuro teve continuidade com a palestra do professor de Direito e jurista Jacoby Fernandes a respeito do tema “Competência para julgamento de TCE e prescrição”.

 

conselheiropernambucoB11.06.2022

O conselheiro substituto Marcos Nóbrega, do TCE-PE, explanou sobre os caminhos que se apresentam aos TCs com o avanço tecnológico na atualidade

 

conselheiropernambucoC11.06.2022

O procurador de contas Felipe Rosa Cruz e o conselheiro substituto Julival Rocha presentearam o palestrante convidado com o livro sobre os 75 anos do TCE-PA

 

conselheiropernambucoA11.06.2022

O conselheiro substituto Marcos Nóbrega em companhia do procurador-geral de contas Patrick Bezerra

e das conselheiras Lourdes Lima e Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes