Comitê Diretivo de TI do TCE-PA anuncia novidades para a área

O Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação apresentou em reunião realizada na quinta-feira, 7, várias ações que visam à melhoria dos serviços de TI que estão em curso no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). Entre elas, destacam-se a elaboração do Plano Estratégico de TI, o uso de novo domínio para o portal da instituição na internet, a proposta da Setin para o Regulamento dos Serviços Auxiliares, o plano de gestão de riscos, o projeto de ciência de dados e o projeto de dados abertos, além de ajustes no orçamento deste ano da área.

A Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima, que também coordena a área de TI do Tribunal, disse ser a inovação o foco da atuação da tecnologia da informação. “Todos nós tivemos que nos reinventar e a pandemia veio como um alerta. Se nós não tivéssemos nos preparados para as mudanças imediatas, nós teríamos tido mais dificuldades. A TI nos deu todo o suporte necessário para enfrentarmos esse período”, explicou a Conselheira Lourdes Lima.

Novidades – O secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Gomes, expôs os detalhes das iniciativas em andamento. De acordo com o secretário, o Planejamento Estratégico de TI terá vigência de 2023 a 2028, devendo ser formado um grupo de trabalho com representantes das áreas que já compõem o Comitê Diretivo de TI. O documento final do planejamento deverá ser concluído em até três meses.

Está previsto ainda para o segundo semestre de 2022 o lançamento do novo domínio do Portal TCE-PA, cujo endereço será www.tcepa.tc.br. A novidade segue a tendência de tribunais de justiça, ministérios públicos e demais instituições de diferentes poderes em utilizar domínios próprios na internet, além de garantir maior autonomia na gestão de seus portais.

Até então o TCE-PA usa domínio vinculado ao Poder Executivo para a publicação do Portal TCE-PA e e-mail institucional. Com a mudança, que segue recomendação do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), o TCE-PA fará uso do domínio destinado somente aos tribunais de contas estaduais e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

 

reuniaosetinB11.07.2022

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação é conduzida pela presidente do TCE-PA, Consª. Lourdes Lima, que participou da reunião do Comitê Diretivo de TI

 

reuniaosetinA11.07.2022

O secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Gomes, apresentou as mudanças em curso na área de TI do TCE-PA aos integrantes do Comitê