Saúde Mental é tema de palestra de abertura da campanha Setembro Amarelo

O local de trabalho é o ambiente no qual mais se permanece ao longo do dia. Manter-se satisfeito e feliz é possível, mesmo diante dos desafios experimentados em meio a metas a serem cumpridas na busca pelo sucesso. Foi o que se discutiu durante a palestra “Saúde mental no ambiente de trabalho”, proferida pela neuropsicóloga Ivone Barbosa, do Hospital das Clínicas Gaspar Viana na quarta-feira, 14, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA).

A ação fez parte da campanha Setembro Amarelo, organizada pela Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal de Contas. A campanha vem alertar para o problema social do suicídio com informações que visam incentivar a procura de apoio especializado no combate às doenças psíquicas.

A neuropsicóloga Ivone Barbosa fez um breve histórico da medicina do trabalho e a crescente preocupação das organizações públicas e privadas em manter a saúde dos profissionais no ambiente laboral. Entre os principais fatores que indicam problemas são os altos índices de absenteísmo e a síndrome de burnout, quando alguém se sente esgotado física e emocionalmente em meio à quantidade de tarefas realizadas e responsabilidades assumidas.

A dependência química é uma das consequências indesejadas de problemas psiquiátricos não tratados, muitas vezes associada à vontade de fuga. O estresse prós-traumático em resposta a eventos de intensa tensão também afeta o equilíbrio mental e que precisa ser superado com a ajuda de um psiquiatra e de um psicólogo.

Para se prevenir o adoecimento mental no trabalho, é possível mudar algumas coisas do meio que colaboram para o aparecimento de doença. Cuidar da alimentação, ter alguns momentos de lazer, sair com os amigos, tirar férias, desligar-se do trabalho também são ações importantes para se ter saúde, segundo a neuropsicóloga.

“Deve-se buscar ser feliz e aproveitar cada momento. Lembrem-se de que a felicidade nunca é plena. Assim como os momentos bons passam, os ruins também não duram para sempre. É preciso nutrir o sentimento de gratidão até mesmo pelos menores aspectos de nossas vidas”, aconselhou a palestrante.

A campanha Setembro Amarelo continua na quinta-feira, 15, a roda de conversa envolvendo os servidores do Programa de Preparação para Aposentadoria do TCE-PA. A ação, que tem como tema “Gerenciando Emoções“, será das 9h às 11h, na Sala de Aula da Escola de Contas Alberto Veloso.

 

amareloD15.09.2022

A neuropsicóloga Ivone Barbosa, do Hospital das Clínicas Gaspar Viana, apresentou as principais doenças psiquiátricas que podem afetar a saúde mental

 

amareloC15.09.2022

Os servidores que assistiram à palestra ainda participaram de dinâmica conduzida pela neuropsicóloga 

 

amareloA15.09.2022

 O tema da saúde mental atraiu servidores de diversas áreas do TCE-PA, que compareceram no auditório da corte de contas

 

amareloB15.09.2022

A equipe da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida do TCE-PA está à frente da programação da campanha Setembro Amarelo