Feira Agroecológica retorna em setembro reunindo servidores do TCE-PA

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) realizou mais uma edição da Feira Agroecológica no estacionamento do Anexo IV nesta sexta-feira, 23, com a oferta de hortaliças, frutas, crustáceos, macaxeira, queijos e óleos essenciais e demais produtos aos visitantes.

Totalmente livres de agrotóxicos, os itens da feira são comercializados por produtores familiares atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

A Feira Agroecológica é um projeto da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ), liderada pelo Conselheiro Luiz Cunha, e da Secretaria de Gestão de Pessoas.

Participando desde a primeira edição da Feira, Mariúcia Lacerda, da Coordenação de Desenvolvimento de Competências, aprecia muitos os queijos oferecidos. Os preços também são um atrativo a mais para a compra, na opinião de Mariúcia. “É uma forma que o servidor também tem de encontrar o colega e comprar produtos de qualidade a preços acessíveis”, completou.

Quem também aprovou a realização do evento foi o servidor Felipe Monteiro, da Coordenadoria de Obras. Pela primeira vez ele participou da Feira Agroecológica. “Eu via a qualidade dos produtos comprados pelos meus colegas e me interessei. Comprei cheiro verde, cebolinha e quiabo para o caruru. Realmente os preços são muito bons. Com certeza virei outras vezes”, disse Felipe.

Os produtores só têm a agradecer pela oportunidade de participarem da Feira Agroecológica, como disse Alcilene Carvalho, da cooperativa Filé do Mangue, de Bragança, que está há 20 anos no mercado com o beneficiamento de camarão, carangueijos e peixes de diversas espécies.

“Para nós é importante esta parceria com os órgãos públicos. Trazemos os nossos produtos próprios para o consumo, mais acessíveis e com mais qualidade. Para nós é uma renda extra e é muito gratificante”, confirmou Alcilene.

Para a coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida, Samara Rodrigues, a Feira é realmente um sucesso, atraindo um bom número de visitantes. A expectativa é que nas próximas edições mais produtores participem, oferecendo assim mais produtos diversificados. “Realmente foi uma surpresa, pois a feira não ocorria há dois meses e ela está repleta de servidores. Percebemos que ela era esperada por muita gente”, acredita Samara.

A Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima, comemorou o sucesso da Feira Agroecológica. “É uma proposta que vem ao encontro das necessidades dos servidores e que também incentiva e premia a produção da agricultura familiar. O TCE-PA cumpre o seu papel social em construir um ambiente de trabalho saudável, estimulando também a geração de renda aos pequenos produtores”, declarou a Conselheira.

 

feiraE23.09.2022

Quase dois meses depois da última Feira, os servidores apreciaram o retorno do projeto que ofertou diversos itens livres de agrotóxicos

 

feiraC23.09.2022

A Conselheira Presidente do TCE-PA, Lourdes Lima, esteve na Feira Agroecológica do Tribunal que está prestes a completar um ano

 

feiraB23.09.2022

A Conselheira Lourdes Lima com a assessora de comunicação Mara Barcellos, o secretário de Administração Gilberto Serique e  produtores atendidos pela Emater

 

feiraI23.09.2022

A Feira Agroecológica de setembro chamou a atenção dos servidores pela variedade e qualidade de produtos oferecidos 

 

feiraG23.09.2022

Frutas, hortaliças, queijos, aves e crustáceos foram alguns dos produtos que puderam ser adquiridos pelos visitantes da Feira

 

feiraF23.09.2022

A equipe da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida, responsável pela Feira Agroecológica

 

feiraD23.09.2022

 Para a Conselheira Lourdes Lima, a Feira cumpriu seu papel social em atender as necessidades dos servidores além de gerar renda aos pequenos produtores rurais