Alunos do curso de Direito da Fibra assistem à Sessão Plenária

Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) visitaram o TCE nesta terça – feira (27). A visita faz parte da disciplina de estágio supervisionado do 8º semestre dos universitários, que na oportunidade acompanharam parte da sessão plenária.


A visita supervisionada faz parte do programa de capacitação promovido pela Corte de Contas paraense por intermédio da Escola de Contas Alberto Veloso, que tem como objetivo fazer um intercâmbio entre o Tribunal e as universidades, escolas e sociedade, como forma de aproximar dos cidadãos para troca de experiências com a instituição.


Na opinião da professora, Ariane Amoras, que esteve acompanhando a visita guiada, o momento é de grande aprendizado sobre o funcionamento do Tribunal e de novas opções de carreira.


“Está sendo muito importante. Os alunos acompanharam a defesa de um advogado, também de um jurisdicionado e atuação de conselheiros. Observamos a forma ética e responsável com que os conselheiros conduzem o julgamento de contas”, ressaltou.


Os discentes afirmaram que a experiência faz diferença na aprendizagem, pois puderam acompanhar de perto o que, até então, só tinham visto na teoria.


“Essa foi uma ótima experiência, pois a faculdade não mostra tanto a prática, é mais a teoria. E hoje tivemos a oportunidade, ao assistir à sessão plenária presencialmente, de ter uma nova perspectiva sobre como funciona internamente a instituição, o contexto das votações e das sustentações orais”, afirmou o aluno Carlos Eduardo Gonçalves.


“Acho de extrema importância essa ação educacional até para conhecer melhor a finalidade do Tribunal de Contas do Estado e de como funciona o trâmite de um processo dentro da instituição”, disse o estudante João Gabriel Monteiro.


Como atividade, os alunos deverão produzir um relatório, com a finalidade de observar novos campos de atuação profissional.

WhatsApp Image 2022 09 27 at 12.34.25

WhatsApp Image 2022 09 27 at 12.34.26

WhatsApp Image 2022 09 27 at 12.34.26 1

WhatsApp Image 2022 09 27 at 12.34.27

WhatsApp Image 2022 09 27 at 12.34.27 1