Exposição de esculturas em miriti abre programação cultural do Círio de Nazaré no TCE-PA

A arte abstrata em miriti será o destaque da nova exposição no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), a ser aberta na próxima quinta-feira, 28, às 10h.

A exposição “NatCultura – Sustentabilidade”, do artista plástico Francelino Mesquita, apresentará aos visitantes peças abstratas feitas com a palmeira do miriti e demais fibras regionais, cujo uso é marcante na cultura popular paraense com a fabricação de brinquedos e demais artefatos que encantam principalmente durante a Festividade de Nossa Senhora de Nazaré.

De acordo com o escritor João Jesus Paes Loureiro, que faz o texto de apresentação da mostra, ao trabalhar a partir de materiais da natureza, Francelino Mesquita testemunha o valor que ela representa e sua relação com a cultura artística. Ele não vê a natureza como pilha de dinheiro para poucos. A natureza para ele é coextensiva à humanidade. Condição essencial da vida seja, da mãe terra, como de todas as gerações de filhos que nela sempre viveram. A perda fatídica da natureza significa mortalidade de uma civilização.

Mesmo diante dos riscos a que a floresta amazônica vem sendo submetida, Francelino Mesquita não produz uma arte de melancolia, mas afirma a sua alegria em criar. Faz “a revelação de seus valores encarnados. Revelar o que perdemos sem que as pessoas ainda tenham consciência disso”, como explica Paes Loureiro.

Para Francelino, a exposição “NatCultura – Sustentabilidade” é uma grande oportunidade para mostrar a sua arte como artista plástico. “Esse espaço cultural que é muito importante em nosso estado, pois não temos grandes galerias de arte. Venho com muita alegria expor a minha produção artística que tem muito a ver com o nosso patrimônio cultural, o nosso miriti. Então o público vai se deparar com uma produção dessa matéria- prima que é muito importante para a nossa cultura, para o nosso estado, para a natureza. Que o público também possa se sensibilizar com a questão da preservação da natureza”, disse Mesquita.

A exposição “NatCultura – Sustentabilidade” estará aberta ao público de forma totalmente gratuita no TCE-PA até o dia 28 de outubro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Exposição “Natcultura -Sustentabilidade”, do artista plástico Francelino Mesquita
Abertura dia 28 de setembro, às 10h
Local: Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Mores Rêgo
Período de visitação: De 28 de setembro a 28 de outubro
Horário: das 8h às 14h

 

card feed anúncio natcultura