Canoas de Promesseiros: uma história de fé em barquinhos de miriti

O bairro de Nazaré, em Belém, ficará mais colorido e iluminado com o início da exposição de Canoas de Promesseiros, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), nesta quinta-feira, 29 de setembro, às 18 horas.

Com o tema “Contando uma história de fé”, a exposição remonta nos espelhos d’água do edifício-sede da instituição uma das principais romarias da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, a Procissão Fluvial, com 200 barquinhos em miriti. Uma homenagem realizada há 12 anos pelo TCE à Padroeira dos paraenses e aos artesãos do município de Abaetetuba, responsáveis pela confecção dos barquinhos.

Durante o período do Círio, adultos e crianças de todas as idades se encantam com o cenário lúdico e luminoso da procissão religiosa em miniatura, idealizado pelo Conselheiro aposentado do TCE Nelson Chaves. Quem transita pelas imediações do Tribunal de Contas acaba se envolvendo com a beleza da Canoas de Promesseiros, que já faz parte do calendário de eventos do Círio de Nazaré, sendo esperada todos os anos pelos fiéis que apreciam a simplicidade de cada peça que compõe a pequena romaria.

Para a Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima, a Canoas de Promesseiros retrata a vida de milhares de paraenses que manifestam a devoção incondicional à Virgem de Nazaré, além de colocar em evidência elementos marcantes da realidade local: os rios amazônicos, a religiosidade e a cultura do miriti, a qual garante o sustento de dezenas de artesãos de Abaetetuba.

A Canoas também é uma oportunidade para os artesãos mostrarem a arte tradicional dos brinquedos de miriti, tão presente no Círio de Nazaré e que faz parte do imaginário popular nesta época do Círio.

“A exposição Canoas de Promesseiros é uma demonstração de apreço que todos os anos o TCE-PA faz à maior manifestação religiosa do Brasil, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Como uma instituição paraense, o Tribunal de Contas não poderia ficar indiferente à cultura de nosso povo, expressando toda a sua reverência à festividade e aos artistas populares que fazem do Círio um momento muito especial para todos nós”, disse a Conselheira Lourdes Lima.

Em 2022, a mostra dos barquinhos de miriti vem acompanhada da apresentação de uma linha do tempo com os principais momentos do projeto em mais de uma década de existência, evidenciando o papel sociocultural da proposta que também marca as comemorações dos 75 anos do TCE.
Após o fim da exposição, marcado para o dia 24 de outubro, os barquinhos de miriti serão doados a alunos da rede pública estadual de ensino, fazendo a alegria da garotada.

Serviço
Exposição Canoas de Promesseiros 2022 - “Contando uma história de fé”
Abertura: 29 de setembro, às 18h
Exposição: De 29 de setembro a 24 de outubro
Local: Espelhos d’água do edifício-sede do TCE-PA

card feed anúncio