TCE-PA inicia programação do Círio 2022 com a abertura da exposição NATCULTURA “SUSTENTABILIDADE”

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) já está no clima da festividade do Círio com a abertura da Exposição NATCULTURA “SUSTENTABILIDADE”, de autoria do artesão Francelino Mesquita, que aconteceu hoje, 28, pela manhã, no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo.

A exposição contempla a arte abstrata nas peças de miriti, além de outras fibras regionais como o jupati e o mututi que ao serem desenhadas pelo artista, simbolizam traços da cultura amazônica e da relação desta com seus povos tradicionais e com a festividade do Círio.

O evento contou com a presença de autoridades, entre elas a Presidente Conselheira do TCE-PA, Lourdes Lima; Conselheiros Luís Cunha e Cipriano Sabino; Promotor de Justiça do Ministério Público do Pará, Dr. José Maria Costa Lima Júnior; Procurador Geral da Corte de Contas, Elias Chamma; chefe de gabinete da presidência, Josué Maestri; Secretário Geral, José Tuffi; Secretário de Controle Interno Matheus Bonna; Secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Lilian Bendahan; Secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Gomes; Secretário da Unidade Regional de Santarém, Antônio Carlos; além de servidores e convidados.

A Presidente Lourdes Lima declarou aberta a exposição e destacou a sua importância para o encontro do público com a natureza rica de nosso Estado e sua sensibilização para a necessidade de preservá-la. Parabenizou e enalteceu o trabalho criativo de Francelino e sua forma de produção artesanal e sustentável, trazendo sua história e seu conhecimento para a arte e a cultura amazônicas. Por fim, reforçou o compromisso desta Corte de Contas com a sustentabilidade, o que vai ao encontro das ações do Plano de Sustentabilidade do TCE-PA com o compromisso de promoção do desenvolvimento sustentável.

O expositor Francelino Mesquita agradeceu a oportunidade de exposição no espaço do TCE-PA para divulgar o seu trabalho e ao público que poderá prestigiar a cultura popular paraense, conhecer e se aproximar mais da Amazônia, através de suas peças e valorizar a arte e a beleza em cada detalhe.

A exposição NATCULTURA – “SUSTENTABILIDADE” é gratuita e está aberta ao público até o dia 28 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. Todas as obras expostas estão sendo comercializadas, outras ainda estão vindo para Belém, mas podem ser conferidas em um catálogo de exposição que se encontra disponível no local.

Dando prosseguimento à programação do Círio no Tribunal, no dia 29 de setembro, às 18h, será realizada a abertura da exposição "Canoas de Promesseiros 2022: contando uma história de fé”, a ser apresentada nos espelhos d’água no edifício-sede.

Redação: Evelyn Aquino

WhatsApp Image 2022 09 28 at 13.43.51

WhatsApp Image 2022 09 28 at 13.43.52

WhatsApp Image 2022 09 28 at 13.43.52 2

WhatsApp Image 2022 09 28 at 13.43.52 3

WhatsApp Image 2022 09 28 at 13.43.52 1

WhatsApp Image 2022 09 28 at 13.43.52 4

WhatsApp Image 2022 09 28 at 13.45.34