TCE-PA homenageia a romaria fluvial do Círio com a abertura da exposição Canoas de Promesseiros: Contando uma História de Fé

Na noite desta quinta-feira, 29, aconteceu a abertura da exposição Canoas de Promesseiros 2022: Contando uma História de Fé. Os espelhos d’água do edifício-sede do TCE-PA receberam a homenagem à romaria fluvial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com a presença de 200 barquinhos confeccionados na palmeira do miriti simbolizando a fé dos promesseiros em uma das maiores procissões da festividade católica.

A homenagem é realizada há 12 anos pelo Tribunal à padroeira dos paraenses e aos artesãos do município de Abaetetuba, responsáveis pela confecção dos barquinhos. Durante a programação do Círio, a exposição que já é tradição, atrai milhares de visitantes ao local, encantando a todos com o cenário lúdico, colorido e criativo da procissão religiosa em miniatura.

Em 2022, a mostra dos barquinhos de miriti vem acompanhada da apresentação de uma linha do tempo com os principais momentos do projeto em mais de uma década de existência, evidenciando as inovações que foram implementadas ao longo de mais de uma década, além do papel sociocultural da proposta que também marca as comemorações dos 75 anos do TCE.

Na ocasião, a Presidente Conselheira da Corte de Contas, Lourdes Lima, exaltou o trabalho dos artesãos que produziram os barquinhos e do artista plástico Francelino Mesquita, responsável pela exposição NATCULTURA – “SUSTENTABILIDADE” que está à disposição para visita no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo. “É de se alegrar com a acolhida das pessoas que desde a manhã passaram pelo local com o interesse de valorizar a arte e a cultura paraenses”, ressaltou a Conselheira.

Prestigiaram também o evento o Conselheiro Luis Cunha, o Conselheiro Substituto, Edvaldo Souza, o Promotor de Justiça do Ministério Público do Pará, Dr. José Maria Costa Lima Júnior, o Procurador Geral de Contas do Estado, Patrick Bezerra, além de servidores, convidados e as pessoas que transitavam pelo local.

O idealizador do projeto, o Conselheiro aposentado Nelson Chaves, prestigiou o evento e falou sobre a importância e a representatividade dos rios na vida dos paraenses e que esta ação permite a integração do Tribunal com a sociedade, ressaltou também que o Espaço Cultural abre portas para talentos poderem exibir suas obras de arte e que o Círio traz um olhar de esperança, de agradecimento pelo dom da vida ao povo paraense.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 24 de outubro, após o período os barquinhos serão doados a alunos da rede pública estadual de ensino. Os barquinhos da edição de 2021 foram doados ao Cantinho Francisco de Assis, entidade sem fins lucrativos, vinculada a programas de assistência social localizada no Bairro do Brasília, na Ilha de Outeiro. Funciona às terças, quintas e sábados, de manhã e à tarde, e atualmente atende 138 crianças, da faixa etária entre 6 e 12 anos.

O Cantinho Francisco de Assis é um local de acolhimento para crianças em situação de vulnerabilidade social, mas que precisam estar estudando para poderem usufruir das atividades formativas, pois estas complementam as atividades escolares, envolvendo dança, música, capoeira e com reforço alimentar.

Os colaboradores da entidade Anna Karen Mendes e Wilson Franco também estiveram presentes e contaram sobre a alegria das crianças ao receber os barquinhos, além do caráter lúdico e da brincadeira, as peças foram utilizadas como ferramentas nas oficinas de restauro, modelagem e pintura com educadores sociais voltadas para crianças ribeirinhas fazerem uma remodelagem dos barquinhos para a sua própria diversão.

Redação: Evelyn Aquino