Crianças da Creche Professor Orlando Bitar conhecem a exposição Canoas de Promesseiros do TCE-PA

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) recebeu a visita de 50 alunos do Centro de Referência de Educação Infantil Professor Orlando Bitar para conhecer a exposição “Canoas de Promesseiros: Contando uma história de fé”, em exibição nos espelhos d’água na sede da instituição.

A programação ocorreu na manhã desta sexta–feira, 7, e contou com a visita de crianças de 2 a 5 anos que estudam nas etapas de educação maternal e pré I e II da creche. Elas viveram uma experiência nova, com muita alegria e curiosidade ao conhecer de perto os brinquedos produzidos com a palmeira do miriti, imitando embarcações em homenagem à Romaria Fluvial, programação tradicional durante as festividades do Círio de Nazaré.

A creche é referência no Pará como a primeira a fazer parte do Programa Creche Por Todo o Pará, do governo estadual. A unidade atende, ao todo, 535 crianças em tempo integral, proporcionado às famílias e às mães solo, maior segurança no cuidado com os filhos, enquanto trabalham.

Para a presidente Lourdes Lima o evento é uma ação social e de integração do TCE com a sociedade, no sentido de promover maior valorização da cultura e da educação, especialmente no âmbito infantil. “É com muita alegria que recebemos essas crianças, elas que representam o nosso futuro. Além das nossas atividades normais, fazemos essas ações de integração e inclusão”, destacou a conselheira.

A visita nos espaços institucionais, com programação cultural como essa da Corte de Contas, possibilita uma importante conexão entre a unidade de ensino e a aprendizagem das crianças, uma vez que o contato com esses lugares proporcionam experiências significativas às crianças.

Entre as autoridades, estiveram presentes também o conselheiro Luís Cunha e o conselheiro aposentado Nelson Chaves, responsável pelo convite à escola para visitar o projeto. Ambos enfatizaram a importância de investimentos em políticas públicas que visam o cuidado e a proteção às crianças, aos jovens e às mães, desde o acompanhamento na gravidez, com exames de pré-natal, até o crescimento das crianças, para assegurar o desenvolvimento pleno, com garantias de alimentação, segurança e educação.

O conselheiro aposentado Nelson Chaves ressaltou que "Isso que estamos fazendo aqui é um braço social, que visa o interesse público, para valorizar a arte, a cultura e educação". Para o conselheiro Luís Cunha a ação significa compromisso. "Presenciar esse momento me enche de alegria, porque tenho me sensibilizado com essa questão que envolve a criança. Como conselheiro vou iniciar um trabalho junto com os demais conselheiros deste Tribunal para fiscalizar o atendimento nas creches e na saúde”, afirmou.

As crianças estavam acompanhadas da diretora Vera Lúcia Leal e da coordenadora pedagógica, Claudia Macedo, além de outros professores, assistente social e psicóloga. "Eu agradeço ao Tribunal pelo espaço e pela acolhida das nossas crianças. Sabemos o quanto esse momento representa para essas crianças e estamos felizes por isso", agradeceu a gestora escolar Vera Lúcia.

Solidariedade - Os barquinhos de miriti expostos no Tribunal serão doados à creche para somar às ações pedagógicas da instituição como reforçou a coordenadora Claudia.

“Vamos trabalhar um projeto pedagógico com arte, assim que recebermos a doação dos brinquedos. Nosso objetivo é eles terem contato com a arte e, em especial, a do miriti”, concluiu.

Serviço:
A exposição é gratuita e poderá ser visitada até o dia 24 de outubro.

WhatsApp Image 2022 10 07 at 15.29.37

 

WhatsApp Image 2022 10 07 at 15.29.36 2

 

WhatsApp Image 2022 10 07 at 15.29.36 1

 

WhatsApp Image 2022 10 07 at 15.29.36

 

WhatsApp Image 2022 10 07 at 15.29.35 2

 

WhatsApp Image 2022 10 07 at 15.29.35 1

 

WhatsApp Image 2022 10 07 at 15.29.35

 

WhatsApp Image 2022 10 07 at 15.29.34