TCE-PA completa 75 anos com renovação de seu quadro funcional efetivo

O concurso nº 01/2016, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), possibilitou a renovação do corpo funcional da instituição com o ingresso de 141 profissionais de diferentes especialidades, entre advogados, administradores, economistas e contadores. Atualmente o Tribunal possui 642 servidores, entre efetivos e comissionados.

O edital previa a contratação de 95 aprovados em diversas áreas, mas o número pode ser ampliado, garantindo a admissão de profissionais em quantidade adequada às necessidades atuais do Colegiado, que passa por um processo de modernização.

Quase 50% dos servidores empossados estão lotados na Secretaria de Controle Externo (Secex), área fim do Tribunal de Contas. Sessenta e sete auditores de controle externo reforçam o quadro envolvido diretamente na análise de prestações e tomadas de contas, atos para fins de registro, representações, pedidos de rescisão e de reconsideração, consultas, auditorias e demais processos administrativos em tramitação no TCE.

Para a secretária de Gestão de Pessoas, Alice Loureiro, a entrada de servidores proporcionou novas energias ao Tribunal de Contas. “Eles possuem novos conhecimentos, conhecem novos processos de trabalho e têm alta qualificação, além de experiência obtida em outras instituições”, disse Alice.

O TCE pode ainda organizar seu serviço de saúde e de assistência social com profissionais concursados, dispondo de uma equipe efetiva composta por médico, psicóloga, assistente social, dentista e enfermeira. As áreas contempladas pelo concurso nº 01/2016 foram a Secretaria de Administração (13), Secretaria de Controle Interno (1), Secretaria de Gestão de Pessoas (15), Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (5), Secretaria de Tecnologia da Informação (8), Secretaria Geral (7), Gabinete da Presidência (8), a qual abrange a Assessoria de Comunicação e Relações Públicas (3), Procuradoria (4), Gabinetes de Conselheiros (6), Gabinetes de conselheiros substitutos (3) e Unidades de Representação (1).