TCE-PA participa da abertura da 1ª Feira Floresta Pará 2022

Na noite desta terça-feira, 8 de novembro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Conselheira Lourdes Lima, participou da abertura da 1ª Feira Floresta Pará 2022, evento promovido pelo Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio).

Com o tema “Caminho para a sustentabilidade”, o evento tem como objetivo divulgar as ações que estão sendo executadas em âmbito estadual em relação à promoção da proteção de nossas florestas e efetivação do desenvolvimento sustentável.

Durante a cerimônia, a presidente do IDEFLOR- Bio, Karla Bengtson, reforçou que essa é mais uma ação do governo que vai ao encontro da sustentabilidade e com foco em diversos segmentos que provém o uso sustentável dos recursos florestais. Destacou também o fato da Feira ter assumido o compromisso de ser o primeiro evento do Estado com o selo “Carbono Neutro”, mitigando as emissões do CO2. As que não puderem ser evitadas, serão quantificadas e neutralizadas “por meio de compensação ambiental na mesma proporção em projetos geradores de créditos de carbono certificados”, explicou.

O governador, Helder Barbalho, que não pôde estar presente por conta da sua participação na COP 27, deixou uma mensagem gravada ressaltando o importante papel do Pará quando se trata de questões ambientais. “Que o Pará possa liderar o protagonismo do Brasil nas discussões ambientais, na construção de um modelo sustentável, e que façam das florestas o compromisso com a agenda climática; que façam das nossas florestas o bioma que permite a biodiversidade da bioeconomia; que façam das nossas florestas e seus saberes o conhecimento, a inovação, a tecnologia, a ciência e a pesquisa. Aproveitem desse momento para que esta agenda contribua com o desenvolvimento do Brasil e do Pará”

A vice-governadora eleita, Hana Ghassan, foi representado o Governo do Estado e afirmou que o evento trata de uma pauta global que insere o Pará no cerne da COP 27 e também no cenário ambiental mundial.

A programação técnico-científica, que começa nesta quarta-feira, 9, terá mesas redondas e rodadas de negócios. Já a programação cultural, iniciou na abertura, dia 8, com a apresentação da Companhia de Dança DANÇART, que apresentou o espetáculo “Amazônia Imaginária”. Nos dias 9 e 10, as atrações continuam com o show Canções Amazônicas de Mário Mousinho e Banda, e o show Sons da Floresta do Trio Manari e Andrea Pinheiro.

A feira vai até o dia 10, quinta-feira, data em que membros e servidores da Corte de Contas paraense serão agraciados com uma medalha de honra do IDEFLOR-Bio que comemora 15 anos e vai homenagear quem contribuiu de forma relevante com o instituto.

TCE-PA Sustentável - Entendendo a importância de manter métodos mais sustentáveis, o TCE-PA instituiu o Comitê Gestor do Plano de Sustentabilidade (CGPS), fruto do Acordo de Cooperação firmado pela instituição com a Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo, criada em 2019.

Visando implantar ações voltadas à sustentabilidade e à logística sustentável na gestão do Tribunal de Contas em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o CGPS já desenvolveu o Plano de Logística Sustentável que objetiva a redução dos impactos socioambientais, a sensibilização do corpo funcional ao tema, a difusão de boas práticas na instituição, entre outras ações.

O lançamento do plano será no mês de novembro, durante o “I Encontro TCE-Sustentável”, oportunidade na qual ele também será apresentado aos servidores. A programação contará ainda com palestras que abordam a temática no intuito de sensibilizar todo o corpo funcional quanto à importância da adoção de modelos sustentáveis para o órgão.

1ª Feira Floresta Pará 2022 hana

A vice-governado eleita, Hana Ghassan, falou durante a abertura do evento representando o Governo do Estado

1ª Feira Floresta Pará 2022 karla

A presidente do IDEFLOR- Bio, Karla Bengtson, resssalta a importância das pautas que serão tratadas durante o evento


1ª Feira Floresta Pará 2022 karla hana e lourdes

A vice-governado eleita, Hana Ghassan; a presidente do IDEFLOR- Bio, Karla Bengtson; e a presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima

1ª Feira Floresta Pará 2022 karla lourdes kassya márcia

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET) Edilza Fontes, a presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima;

presidente do IDEFLOR- Bio, Karla Bengtson; a diretora da Escola de Contas Alberto Veloso, Kassya Bengtson; e a psicóloga, Marcia Millany Lessa