Comissão apresenta Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC) à Presidência do TCE-PA

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) concluiu mais uma etapa na busca pelo credenciamento da Escola de Contas Alberto Veloso para a oferta de curso de pós-graduação lato sensu. Nesta quinta-feira, 24, foram apresentados à Conselheira Presidente Lourdes Lima os resultados dos trabalhos realizados com esse intento pela Comissão para a Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC), liderada pelo Conselheiro Substituto Daniel Mello.

O PDI e PPC foram criados com vistas ao credenciamento da Ecav no Conselho Estadual de Educação (CEE) para a oferta do curso de especialização em Gestão Pública e Controle Externo. Os documentos serão analisados pela Presidência e posteriormente submetidos ao Pleno do TCE-PA. Se aprovados, será formalizada a solicitação de credenciamento da Ecav ao CEE.

O PDI apresenta a filosofia de trabalho, a missão a que se propõe a instituição na área de educação, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional e atividades acadêmicas desenvolvidas ou que pretende desenvolver.

Já o PPC contém os objetivos gerais do curso, suas peculiaridades, a matriz curricular e respectiva operacionalização, a carga horária das atividades didáticas e da integralização do curso, entre outros importantes aspectos que caracterizam a pós-graduação.

No período de 20 de maio a 10 de junho deste ano, foi realizada pesquisa de intenção entre os servidores para avaliar o interesse quanto à participação no curso de especialização a ser ofertado pelo TCE-PA. Do total de participantes da pesquisa, 81,25% manifestaram interesse na pós-graduação.

Conselheira Lourdes Lima agradeceu o empenho da Comissão na elaboração do PDI e do PPC. “Tenho certeza de que o trabalho realizado tem muito a colaborar para o desenvolvimento do Tribunal de Contas. Ele será apresentado ao Plenário e será um bem a todos nós. Sei que enquanto servidores devemos nos aperfeiçoar. Quanto mais buscamos o aprendizado, mais percebemos que precisamos saber mais. Agradeço a proatividade de cada um dos envolvidos”, disse a Conselheira Presidente.

Na avaliação do Conselheiro Substituto Daniel Mello, o PDI e o PPC proporcionarão grande avanço ao Tribunal de Contas e à Escola de Contas no sentido de capacitar e qualificar servidores e jurisdicionados do TCE. “São documentos históricos que vão marcar a gestão da Conselheira Lourdes Lima e da Ecav. Todos nós temos a ganhar porque a educação é um caminho absolutamente único para o desenvolvimento das instituições, especialmente do controle externo. Nós temos um grupo de servidores bastante qualificado, mas a educação continuada é um caminho sem volta. Temos de investir na educação dos servidores e dos jurisdicionados para a melhor atuação da instituição em termos de controle das contas públicas e garantir que os recursos públicos sejam investidos em prol da sociedade. Estamos muito felizes por esta etapa vencida e o projeto continua”, declarou o Conselheiro Substituto Daniel Mello.

 

PDITCEPAB25.11.2022

A Comissão para a Elaboração do PDI e PPC é composta por servidores de diversas áreas do TCE-PA, sob a liderança do Conselheiro Substituto Daniel Mello

 

PDITCEPAA25.11.2022

O PDI e o PPC foram apresentados à Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima