Escola de Contas Alberto Veloso comemora 15 anos de incentivo à qualificação profissional no TCE-PA

Em meio às comemorações alusivas aos 75 anos do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), a instituição celebra ainda o ciclo de aniversário de 15 anos da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav).

Criada por meio da Resolução nº 17.278, de 30 de novembro de 2006, nossa Escola tem como propósito promover ações de qualificação profissional e fomento de conhecimentos para os servidores, jurisdicionados e gestores públicos, além de contribuir para a efetividade do controle externo pela sociedade.

Desde o seu nascimento, a Ecav segue norteada pela ética na administração pública, de forma atuante em prol do exercício pleno da cidadania e baseando suas atividades em conceitos como profissionalismo, integração, proatividade, inovação e sustentabilidade.

Inicialmente, em 2010, a ECAV funcionava em um prédio localizado na Tv. Rui Barbosa, a partir de 2016, com a expansão dos programas e ações educacionais, ganhou instalação própria e passou a funcionar no prédio sede do TCE-PA.

A atual estrutura organizacional é composta pela Biblioteca Benedito Frade, responsável pelo acervo bibliográfico da Corte de Contas, além da sala de aula Professor Marco Antônio Nobre Pontes, primeiro Coordenador de Pesquisa e Extensão da ECAV, falecido em 2019.

Várias iniciativas foram implementadas para aprimorar as suas atividades, com destaque para a realização, em 2008, do I Fórum entre o Tribunal de Contas e jurisdicionados. O evento marcou o início de outras grandes ações.

Após a expansão da atuação do TCE-PA para os municípios de Santarém e Marabá e suas respectivas áreas de abrangência, a ECAV implementou o Programa Conversando com o Controle Interno, com o objetivo de aproximar e capacitar servidores responsáveis pela gestão pública dos órgãos jurisdicionados do TCE-PA. Além da região de integração de Santarém e Marabá, as regiões de Castanhal, Bragança, Marajó e Belém já foram contempladas pelo Programa de Interiorização.

Seja na modalidade presencial, online ou híbrida, a qualidade das ações sempre foi pautada no desenvolvimento pessoal e profissional de quem participa, que não ficou comprometida nem mesmo no período da pandemia, quando a ECAV se reinventou para continuar cumprindo a sua missão institucional.

Sempre com o olhar atento para a educação e o social, a Ecav desenvolveu o TCE Cidadão, programa criado a partir da Resolução 18.136/2011, com o objetivo de esclarecer sobre o direito de fiscalização da gestão dos recursos públicos, com vistas ao fomento do controle social, bem como de informar acerca dos aspectos relevantes da atuação institucional do TCE-PA a alunos e professores de escolas e instituições de ensino superior, da rede de ensino pública e privada, bem como às organizações da sociedade civil e comunitárias, em geral. O TCE Cidadão acontece de forma contínua por meio de palestras desenvolvidas pelos servidores-multiplicadores da instituição.

A partir do TCE Cidadão surgiu o TCE Cidadão Universitário para atender os estudantes acadêmicos. Mais de 55 mil pessoas foram alcançadas nos últimos anos com esses programas.