Secex e Setin apresentam Módulo Auditoria do Fiscalis

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) tem agora à disposição um novo módulo no Sistema de Apoio à Fiscalização (Fiscalis) que proporcionará maior agilidade e organização dos procedimentos de auditorias promovidas pela Corte de Contas.

O Módulo Auditoria foi apresentado aos servidores do controle externo na quarta-feira, 30, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, contando com a participação da Conselheira Presidente Lourdes Lima, da Conselheira Vice-Presidente Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes, do Conselheiro Corregedor Fernando Ribeiro e do Procurador de Contas Guilherme Sperry.

A apresentação do Módulo Auditoria foi realizada pela secretária de Controle Externo Ana Paula Maciel e pelo secretário de Tecnologia da Informação Carlos Gomes, juntamente pelo controlador Raphael Borges e auditor Moshe Dayan Ribeiro.

De acordo com a titular da Secex, Ana Paula Maciel, a demanda por sistemas voltados para a fiscalização de recursos públicos ficou em maior evidência a partir de 2016 no TCE-PA, quando se envidou esforços para o desenvolvimento de ferramentas que auxiliassem as atividades finalísticas diárias do TCE. Criaram-se os Sistemas e-Jurisdicionados e Fiscalis, o qual ganhou diversos módulos nos últimos anos.

“O projeto do Módulo Auditoria do Fiscalis é resultado do trabalho em conjunto da Secex e da Setin para fortalecer o controle externo por meio de soluções de TI, sendo mais uma ação prevista no Plano de Gestão 2021-2023 da Conselheira Lourdes Lima”, completou o secretário de TI, Carlos Gomes, que expôs o histórico da trajetória dos Sistemas e-Jurisdicionados e Fiscalis no TCE-PA.

Na sequência, o controlador Raphael Borges, explanou a respeito das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), existindo vários desafios para os auditores do TCE como garantir a padronização das auditorias e aperfeiçoar o controle da qualidade dos serviços de fiscalização. De acordo com o controlador, em 2023 haverá oficinas práticas, cursos de capacitação e a criação de manual de uso sobre o Módulo Auditoria a fim de facilitar o uso da ferramenta pelos servidores.

O auditor Moshe Dayan Ribeiro mostrou as principais funcionalidades do novo módulo que possibilita o planejamento de atividades, o monitoramento da qualidade e a estimativa de custo de auditorias. A expectativa é que em 2023 o Plano Anual de Fiscalização (PAF) seja 100% executado por meio do recém-lançado módulo do Fiscalis.

A Conselheira Presidente Lourdes Lima elogiou o trabalho da Secex e Setin, dando um novo impulso à área de fiscalização no TCE. “Agradeço pela ação de cada um dos servidores que se preocuparam em instituir o que foi idealizado há algum tempo. Começamos com o Planejamento Estratégico durante a gestão do Conselheiro Luís Cunha e agora estamos concluindo. Sabemos da importância da tecnologia da informação para a inovação do Tribunal. Vejo o quanto ela inova a cada segundo e temos que aproveitar esse momento. O nosso TCE está acompanhando o avanço tecnológico e temos recebido os parabéns de outros tribunais pelo nosso desempenho”, disse a Conselheira Presidente.

A apresentação do módulo Auditoria do Fiscalis no Auditório Ministro Elmiro Nogueira disponível no card adiante.

apresentacao_auditoria.png
Apresentação

Assista o vídeo da apresentação do Módulo Auditoria do Sistema FISCALIS, trabalho conjunto da Secex e da Setin do TCE-PA.

Ver vídeo

 

 

setinsecexM01.12.2022

A Conselheira Presidente do TCE-PA, Lourdes Lima, é a titular da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas

 

setinsecexA01.12.2022

A Conselheira Presidente Lourdes Lima elogiou o empenho da equipe envolvida no desenvolvimento do Módulo Auditoria do Sistema Fiscalis

 

setinsecexE01.12.2022

A Conselheira Lourdes Lima, Conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes e o Conselheiro Fernando Ribeiro assistiram à apresentação

 

setinsecexL01.12.2022

 A secretária de Controle Externo, Ana Paula Maciel, abriu a exposição aos servidores sobre o Módulo Auditoria

 

setinsecexI01.12.2022

O secretário de Tecnologia da Informação do TCE-PA, Carlos Gomes, disse ser o novo módulo resultado de parceria entre a Setin e a Secex

 

setinsecexC01.12.2022

A equipe responsável pelo novo módulo do Fiscalis esclareceu dúvidas da plateia composta por servidores da área de Fiscalização

 

setinsecexB01.12.2022

Serão ministrados cursos de capacitação, em 2023, para o uso correto do Módulo Auditoria do Sistema Fiscalis 

 

setinsecexF01.12.2022

 Os presentes conheceram as principais funcionalidades do novo módulo apresentado pela Setin e Secex 

 

setinsecexG01.12.2022

 O auditor de Controle Externo Moshe Dayan Ribeiro, da Setin

 

setinsecexD01.12.2022

 Os servidores que trabalham na área de controle externo, atividade fim do TCE-PA, fizeram várias perguntas sobre a nova ferramenta